Tempo no fim de semana mais Ciclogénese DANA. Olhe os mapas!

O tempo deste fim de semana, desde sábado até pelo menos segunda-feira, com o aparecimento do ciclogénese DANA. Deite um olhar pelos mapas...

O DANA vai deixar novas tempestades em Portugal.

Desde ontem, ao longo do dia de sábado, com nebulosidade e nuvens na atmosfera à mistura com chuviscos de precipitação, ou seja ontem, hoje e amanhã, o que nos diz o Modelo ECMWF europeu de Previsão? E como isto vai afetar Portugal nos dias posteriores, a partir de amanhã?

Durante este fim de semana, a BFA vai ser presumivelmente reabsorvida por uma vaguada que irá descolar-se desde o Oceano Atlântico, mas que, no princípio da próxima semana voltará a descarregar-se.

Ainda assim, segundo o modelo Europeu (ECMWF), a forma Depressão Airada em Níveis Altos (DANA), já com muito pouco reflexo na superfície da atmosfera. Por isso, o ar frio em altitude, e em consequência, a instabilidade, não se vão embora tão cedo nos próximos días. Pelo menos, segundo aquilo que nos dizem os satélites , até à próxima segunda-feira.

Esta bolsada de ar frio terá cruzado fortemente a Península Ibérica, onde se enquadra Espanha e claro está, partes de Portugal. A DANA entrou pelo noroeste e saiu no Mediterrâneo pelo nordeste e, em em meados da próxima semana. Não há que esquecer disto, pois o deslocamento destas gotas frias é muito errático e em cada saída temos um cenário distinto. Sem dúvida, estão asseguradas possíveis tempestades que já começaram até, em algumas partes de Portugal, e que poderão ser pontualmente muito intensas.

O fim de semana até segunda... que vem aí?

Durante este fim de semana, a BFA vai ser presumivelmente reabsorvida por uma descarga de água que irá descolar-se desde o Oceano Atlântico, mas no princípio da próxima semana voltará a descarregar-se. Ainda assim, segundo o modelo Europeu (ECMWF), a forma Depressão Airada em Níveis Altos (DANA), já com muito pouco reflexo na superfície.

Por isso, o ar frio em altitude, e em consequência, a instabilidade, não se vão retirar cedo, durante os próximos días. Pelo menos, segundo aquilo que nos dizem os satélites ,até à próxima segunda-feira.

O que é então a DANA?

Esta bolsada de ar frio terá cruzado fortemente a Península Ibérica, onde se enquadra Espanha e claro está, algumas regiões de Portugal. A DANA entrou pelo noroeste e sairá no Mediterrâneo pelo nordeste e, em meados da próxima semana, não há que esquecer que esse deslocamento de gotas frias é muito errático, e que, por isso, em cada saída temos um cenário potencialmente distinto.

Sem dúvida, estão asseguradas possíveis tempestades que já começaram até, em algumas partes de Portugal, e que poderão vir a ser pontualmente muito intensas.