Fenómeno raro: meteoro explode duas vezes no céu do Rio Grande do Sul

Na noite da última segunda-feira (21), um meteoro explodiu duas vezes no céu do Rio Grande do Sul, Brasil. Contamos-lhe aqui mais sobre como ocorreu este fenómeno raro e mostramos-lhe as imagens.

O outono do hemisfério Sul começou agitado neste ano de 2022, quer em relação aos fenómenos meteorológicos extremos, como as chuvas no Rio de Janeiro, quer no âmbito da astronomia, com um fenómeno raro sobre o Rio Grande do Sul.

É precisamente acerca deste último que iremos discutir de forma breve aqui. Na noite da última segunda-feira, 21 de março, uma chuva de meteoros foi registada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.

Durante o evento, um fenómeno raro ocorreu: um meteoro explodiu duas vezes no céu do território gaúcho. Segundo o Professor Dr. Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), este fenómeno foi o primeiro deste ano, e para se ter uma noção da raridade, em 2021, foi observado apenas uma vez dentre mais de 18 mil registos de meteoros.

North March Virginids: subgrupo das correntes chamadas de Virgínidas, devido ao local da sua origem, a constelação de Virgem. As Virgínidas costumam ocorrer nos meses de março e abril.

O relatório do observatório refere que o meteoro foi de magnitude -4.3, sendo classificado como Fireball, e teve duração de 2,4 segundos, explodindo duas vezes às 22h34. O fragmento entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 93,2 km e extinguiu-se a 53 km de altitude. Foi possível determinar que fez parte da chuva de meteoros North March Virginids.