Europa aprova a construção do túnel submarino mais longo e profundo do mundo: quase 400 m abaixo do mar, descubra onde

Um ambicioso plano rodoviário foi posto em marcha pela Noruega. Isto permitirá aos condutores atravessar o país em menos tempo. Saiba todos os detalhes aqui!

Rogfast será o túnel mais profundo e mais longo do mundo. Imagem: Statens Vegvesen (Administração Pública das Estradas Norueguesas)

Após a construção desta nova estrada (Rogfast), a autoestrada costeira E39, com 1.090 quilómetros de extensão, que liga o norte e o sul do país escandinavo, será apenas uma memória.

Rogfast será um túnel submarino que ligará meia dúzia de cidades da Noruega.

Até agora, a E39 era a única via possível para quem queria viajar até ao outro extremo do país. Demora 21 horas a ser percorrida, começando em Trondheim, no norte, e terminando em Kristiansand, no sul. O trajeto de quase 2000 quilómetros é interrompido sete vezes pela necessidade de utilizar ferries para atravessar os fiordes.

Graças ao Rogfast, os automobilistas demorarão apenas 10 horas a percorrer a mesma distância

Todos estes problemas vão acabar com o Rogfast, uma peça de um grande plano rodoviário organizado pelo Governo norueguês para melhorar a mobilidade dos seus habitantes, melhorar o transporte de bens e mercadorias e incentivar o turismo entre as suas cidades. O novo túnel submarino ligará os distritos de Randaberg e Bokn, em Rogaland, separados por 26 quilómetros de água.

A construção do túnel reduzirá 11 das 21 horas que os automobilistas demoram a percorrer a E39. De acordo com a Statens Vegvesen (Administração Norueguesa das Estradas Públicas), terá 26,7 quilómetros de comprimento e uma profundidade máxima de quase 400 metros. Será concebido com quatro faixas de rodagem, duas em ambos os sentidos, e terá um tempo de viagem aproximado de 35 minutos.

O túnel submarino começou a ser construído em 2018 e tem estado em hiato ao longo dos anos, sobretudo devido ao período de pandemia. Espera-se que a construção esteja concluída em 2033, com um orçamento a rondar os 1,9 mil milhões de euros. 40% do financiamento será obtido a partir do governo norueguês e 60% a partir dos 30€ que serão cobrados aos viajantes por utilizarem as portagens do túnel.

A importância fulcral do novo túnel

Além de reduzir o tempo de viagem entre os dois extremos da Noruega, o Rogfast também ajudará a evitar problemas ao longo do percurso. No inverno, segundo o diretor do projeto, Oddvar Kaarmo, os ferries são desviados devido às condições meteorológicas adversas, prolongando o tempo de espera dos passageiros que pretendem atravessar para o porto seguinte.

“Com os seus 26,7 quilómetros, o Rogfast será o túnel rodoviário submarino mais longo do mundo e também o mais profundo (392 metros)”, afirma a Statens Vegvesen (Administração Norueguesa das Estradas Públicas).

A ligação por túnel submarino evitará este tipo de contratempo, assegurando uma travessia mais rápida e segura. Kaarmo sublinha igualmente a logística do projeto, um desafio que implica a realização de várias tarefas ao mesmo tempo num curto espaço de tempo. A construção do Rogfast é um símbolo de inovação na engenharia de túneis, exigindo tecnologia avançada, uma vez que é escavado numa camada de rocha no fundo do mar.

De acordo com a CNN, a abertura do túnel submarino vai bater vários recordes mundiais, e não apenas por ser o túnel mais longo da Noruega. O Rogfast será considerado o túnel rodoviário mais longo do mundo para trânsito regular; o mais longo com quatro faixas de rodagem; o mais profundo com quatro faixas de rodagem e o cruzamento rodoviário mais profundo do mundo.

Referências da notícia

Luz verde en Europa a la construcción del túnel más largo y profundo del mundo: los coches recorrerán 27 km bajo el mar. AS. Marta Tejedor. 26 de julho de 2025.

World’s longest subsea tunnel gathers pace. Maritime Journal. 13 de dezembro de 2024.