Europa aprova a construção do túnel submarino mais longo e profundo do mundo: quase 400 m abaixo do mar, descubra onde
Um ambicioso plano rodoviário foi posto em marcha pela Noruega. Isto permitirá aos condutores atravessar o país em menos tempo. Saiba todos os detalhes aqui!

Após a construção desta nova estrada (Rogfast), a autoestrada costeira E39, com 1.090 quilómetros de extensão, que liga o norte e o sul do país escandinavo, será apenas uma memória.
Até agora, a E39 era a única via possível para quem queria viajar até ao outro extremo do país. Demora 21 horas a ser percorrida, começando em Trondheim, no norte, e terminando em Kristiansand, no sul. O trajeto de quase 2000 quilómetros é interrompido sete vezes pela necessidade de utilizar ferries para atravessar os fiordes.
Graças ao Rogfast, os automobilistas demorarão apenas 10 horas a percorrer a mesma distância
Todos estes problemas vão acabar com o Rogfast, uma peça de um grande plano rodoviário organizado pelo Governo norueguês para melhorar a mobilidade dos seus habitantes, melhorar o transporte de bens e mercadorias e incentivar o turismo entre as suas cidades. O novo túnel submarino ligará os distritos de Randaberg e Bokn, em Rogaland, separados por 26 quilómetros de água.
A construção do túnel reduzirá 11 das 21 horas que os automobilistas demoram a percorrer a E39. De acordo com a Statens Vegvesen (Administração Norueguesa das Estradas Públicas), terá 26,7 quilómetros de comprimento e uma profundidade máxima de quase 400 metros. Será concebido com quatro faixas de rodagem, duas em ambos os sentidos, e terá um tempo de viagem aproximado de 35 minutos.
Norway's Rogfast tunnel, set to be the world's deepest car tunnel at 1,300 feet below sea level, will stretch 27 km underwater, making it the longest underwater road tunnel and the deepest four-lane road tunnel ever built.
— Learn with Clara (@Learn_wit_Clara) July 20, 2025
With a $2 billion budget, the project involves removing pic.twitter.com/kROxkVvqM2
O túnel submarino começou a ser construído em 2018 e tem estado em hiato ao longo dos anos, sobretudo devido ao período de pandemia. Espera-se que a construção esteja concluída em 2033, com um orçamento a rondar os 1,9 mil milhões de euros. 40% do financiamento será obtido a partir do governo norueguês e 60% a partir dos 30€ que serão cobrados aos viajantes por utilizarem as portagens do túnel.
A importância fulcral do novo túnel
Além de reduzir o tempo de viagem entre os dois extremos da Noruega, o Rogfast também ajudará a evitar problemas ao longo do percurso. No inverno, segundo o diretor do projeto, Oddvar Kaarmo, os ferries são desviados devido às condições meteorológicas adversas, prolongando o tempo de espera dos passageiros que pretendem atravessar para o porto seguinte.
A ligação por túnel submarino evitará este tipo de contratempo, assegurando uma travessia mais rápida e segura. Kaarmo sublinha igualmente a logística do projeto, um desafio que implica a realização de várias tarefas ao mesmo tempo num curto espaço de tempo. A construção do Rogfast é um símbolo de inovação na engenharia de túneis, exigindo tecnologia avançada, uma vez que é escavado numa camada de rocha no fundo do mar.
De acordo com a CNN, a abertura do túnel submarino vai bater vários recordes mundiais, e não apenas por ser o túnel mais longo da Noruega. O Rogfast será considerado o túnel rodoviário mais longo do mundo para trânsito regular; o mais longo com quatro faixas de rodagem; o mais profundo com quatro faixas de rodagem e o cruzamento rodoviário mais profundo do mundo.
Referências da notícia
Luz verde en Europa a la construcción del túnel más largo y profundo del mundo: los coches recorrerán 27 km bajo el mar. AS. Marta Tejedor. 26 de julho de 2025.
World’s longest subsea tunnel gathers pace. Maritime Journal. 13 de dezembro de 2024.