Descubra a maior árvore do mundo

Parece mentira que possa existir uma árvore assim, com 83 metros de altura! E não é a mais alta, mas sim a mais volumosa. Uma homenagem no Dia Internacional das Florestas.

Alfredo Graça Alfredo Graça 21 Mar. 2019 - 09:46 UTC

Não há melhor dia para descobrir o ‘General Sherman’. Uma Sequóia Gigante que integra parte da Giant Forest da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos. Esta árvore supera ligeiramente os 83 metros de altura! Embora esse não seja o seu ponto forte – a sequóia mais alta é Hyperion com 115 metros – mas sim a sua biomassa. O tronco possui 11 metros de diâmetro que proporcionam a Sherman um volume aproximado de 1486 metros cúbicos, que encaixaria, se fizermos uma analogia muito grosseira, nuns 44 camiões cisterna.

Estima-se que tem aproximadamente 2000 anos de vida. É contemporânea de Jesus Cristo, viveu a queda do império romano, muçulmano e napoleónico, com as consequentes revoluções e guerras mundiais até ao século XXI. E está sã, tem uma ‘saúde de ferro’. A sua maior ameaça é o aquecimento global, que poderá acabar por levar as condições climáticas fora do intervalo ideal para o desenvolvimento da árvore. As sequóias possuem uma enorme longevidade graças ao clima húmido e fresco que contêm os relevos do Sequoia National Park e à proximidade do Pacífico. Também devem a sua longa vida à frondosidade do bosque que moldam, o que suaviza os rigores do vento, bem como por força da sua casca, capaz de evitar o fogo e os insetos.

Neste Dia Internacional das Florestas, que este ‘dinossauro’ sirva para ganhar consciência do património natural que podemos perder por causa do derrube de árvores indiscriminado, a agricultura extensiva, os incêndios e a modificação do clima através dos gases de efeito de estufa. Eduquemos para que não chegue a este extremo.

Publicidade