Depressão fria isolada traz chuva, trovoada e vento forte a Portugal. E o início da próxima semana, como se prevê?

Nos próximos dias o estado de tempo sofrerá alterações, tanto ao nível da temperatura, como em relação à precipitação, onde esta deverá afetar todo o território. Veja aqui como estará o tempo!

Tal como foi avançado na nossa previsão, o estado do tempo em Portugal continental vai agravar-se nas próximas horas. É esperado que no fim de semana a temperatura máxima tenha tendência a baixar de forma gradual, esperando-se que a chuva volte ao continente, podendo alcançar todos os distritos, sendo que a região Centro, entre o Douro e o Tejo é onde se prevê a maior acumulação pluviométrica.

Este agravamento do estado do tempo na geografia do Continente deve-se à chegada de uma depressão fria isolada.

Contudo, esta depressão, poderá assim resultar, para além da chuva, em prováveis episódios de trovoada, quer em distritos do litoral, como Viana do Castelo, quer em distritos do interior, como Castelo Branco, durante o dia de amanhã.

No domingo e na segunda-feira a chuva deverá manter-se na maior parte do nosso território, com exceção do distrito de Faro. Todavia, na terça-feira o sol deverá voltar ao continente, deixando a chuva para trás, ainda que na região norte e centro este venha acompanhado de nuvens.

chuva acumulada
Acumulação de precipitação em Portugal, no próximo sábado, pelas 18h. Fonte: tempo.pt.

E a temperatura?

Entre quinta e sexta-feira, houve uma diminuição da temperatura, generalizada por todo o continente, ainda que pouco significativa, sendo que a máxima não deverá ter ultrapassado os 26 ºC.

Esta continuará a descer gradualmente durante o fim de semana, sendo que no domingo a temperatura máxima mais elevada poderá ser de 23 ºC, em todos os distritos do sul do país. Porém, na segunda-feira poderá haver um ligeiro aumento, essencialmente na mesma região, podendo a máxima chegar aos 25 ºC, no distrito de Santarém.

Para além da instabilidade atmosférica que resultará em chuva e possível trovoada, as temperaturas também deverão oscilar, um pouco por todo o país.

Finalmente na terça-feira, com o retorno do céu parcialmente limpo e sem chuva, a temperatura poderá sofrer um novo aumento, podendo a máxima chegar aos 28 ºC, no distrito de Beja.

as temperaturas mínimas serão mais baixas nos distritos de Bragança e Guarda, onde no domingo estas serão de 11 ºC e 9 ºC, respetivamente, não devendo ultrapassar os 12 ºC e os 10 ºC nos dias a seguir. Em contraste, as temperaturas mínimas mais elevadas serão nos distritos de Lisboa e Faro, podendo contar com 18 ºC e 19 ºC, respetivamente, também no domingo.