Depressão Celine provoca inundações no Norte de Portugal: veja as imagens

Celine, a terceira tempestade de grande impacto da temporada 2023/2024, já está a provocar chuva forte e vento intenso em Portugal continental. O Norte é a região mais afetada pelas inundações. Veja as imagens.

A Depressão Celine é a terceira tempestade de grande impacto da temporada de depressões atlânticas 2023/2024 do grupo de países que constituem os Serviços Meteorológicos do Sudoeste Europeu. Batizada na sexta-feira (27) pelo Météo-France, esta depressão que está a circular a oeste da Irlanda, tem estado este sábado (28) a condicionar fortemente o estado do tempo em Portugal continental e, de maneira indireta e a partir de amanhã - 29 de outubro - o arquipélago da Madeira.

A superfície frontal fria associada à tempestade já despejou chuva persistente, por vezes forte e abundante, no Norte e Centro do país, com particular destaque para as regiões a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu) e que, aliás, estão neste momento sob Aviso Laranja para precipitação forte e risco de trovoadas.

Os cinco distritos supracitados manterão este nível de aviso pelo menos até às 06:00 da manhã de domingo, 29 de outubro, altura em que se prevê um desagravamento das condições meteorológicas adversas, o que resultará na passagem a um aviso amarelo nestas áreas do país.

Como bem se observa nos vídeos, várias localidades nortenhas pertencentes ao Minho e Douro Litoral, tais como Braga, Porto, Rio Tinto, Freamunde e Paços de Ferreira, têm sido muito fustigadas pelo temporal gerado pela Depressão Celine. De acordo com informações avançadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foi registada cerca de uma centena de ocorrências desde o início deste sábado, 28 de outubro.

Segundo o Diário de Notícias, uma fonte da ANEPC, quando questionada sobre o impacto destas ocorrências, garantiu que "não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados", e que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.

Ao longo do dia de domingo, 29 de outubro todo o país estará sob aviso amarelo, embora em momentos distintos. Prevê-se que sucessivas linhas de instabilidade e as frentes associadas a Celine continuem a produzir tempo bastante chuvoso e instável, algo que deverá prolongar-se também por boa parte do dia de segunda (30).

Muito provavelmente, durante toda a próxima semana, o tempo irá manter esta tendência, tal como avançado nas nossas últimas previsões aqui na Meteored Portugal. O risco de cheias e inundações mantém-se para os próximos dias.