De olhos no céu: não perca o eclipse total lunar em meados de maio!

É um amante da astronomia? Então prepare-se! Em meados do mês de maio, será possível observar desde Portugal continental, Açores e Madeira o fenómeno conhecido como eclipse total da Lua, que parecerá uma “Lua de Sangue”. Confira todos os detalhes connosco!

eclipse total da Lua; eclipse total lunar; maio 2022
Em meados deste mês de maio ocorrerá um eclipse total da Lua, visível desde vários continentes. E de Portugal, será possível ver?

Neste mês de maio, o céu vai presentear-nos com mais um espetacular fenómeno astronómico, conhecido por Eclipse total da Lua. Este eclipse será visível na Europa, África, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Pacífico Leste, Pacífico Sul e até mesmo Antártida, entre as 2:30 da madrugada de 15 de maio e as 07:52 de 16 de maio (hora de Lisboa).

Tal como descreve ao pormenor no seu website o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), “na madrugada de segunda-feira dia 16, a lua começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52”.

Para mais detalhes, pode consultar o website Time and Date, onde, entre outras informações, consta um mapa animado do Eclipse, com a data, hora e locais de onde será visível.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar só pode acontecer enquanto está Lua Cheia e quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, e a Lua passa para a sombra da Terra. A Terra projeta duas sombras na Lua no decorrer do eclipse. A penumbra diz respeito à sombra exterior parcial, ao passo que a umbra é a sombra escura e completa.

Na altura em que a Lua Cheia se desloca para a sombra da Terra, escurece, mas não desaparece. A luz do Sol que atravessa a atmosfera terrestre ilumina a Lua, tornando-a vermelha, daí que este acontecimento seja muitas vezes referido como uma "Lua de Sangue".

youtube video id=uzorkQxyc-g

Dependendo das condições meteorológicas da área onde estiver o observador, a Lua pode assumir um aspeto enferrujado, cor de tijolo ou vermelho-sangue. Esta variabilidade na cor ocorre visto que a luz azul sofre uma dispersão atmosférica mais forte, portanto, a luz vermelha será a cor com mais destaque, quando a luz solar atravessar a nossa atmosfera e a projetar em direção à Lua.

Será visível desde Portugal continental e Arquipélagos?

Sim. Este eclipse lunar será visível a partir de quase toda a Europa. Assim, a Lua em Lisboa irá nascer às 20h11 do dia 15 e pôr-se às 06h28 do dia 16, o que significa que, se as condições meteorológicas o permitirem, será possível estar atento ao eclipse até 34 minutos antes de sair completamente da sua totalidade. Isto porque desde Portugal continental, o eclipse será visível entre as 2h32 e as 05h54, instante em que a Lua irá começar a sair da sombra.

A sua duração total será de 3 horas e 22 minutos, pelo que Portugal continental irá “apanhar” as fases do Eclipse penumbral, parcial, total e máximo. Após as 05:54, o eclipse já não será visível desde o nosso país porque a Lua estará abaixo da linha do horizonte, tornando impossível a sua observação.

As condições meteorológicas são determinantes para a eventual observação de um qualquer fenómeno natural noturno, no qual se inclui o eclipse total lunar do próximo 16 de maio de 2022. Será que vamos ter ‘sorte’ em Portugal?

Quanto aos Arquipélagos, tanto no da Madeira como no dos Açores será possível ver a Lua a sair da sombra na sua totalidade. A Lua no Funchal irá nascer às 20h31 do dia 15 e pôr-se às 07h14 do dia 16 de maio. Em Ponta Delgada nascerá pelas 20h19 do dia 15 e pôr-se-á às 06h39 do dia 16 de maio.

Por fim, é de salientar que um melhor avistamento deste eclipse lunar dependerá sempre das condições meteorológicas - de preferência céu totalmente limpo - que estiverem nessa noite. Embora a previsão a 10 dias seja pouco fiável, tudo indica que nessa noite, de 15 para 16 de maio, iremos ter azar em grande parte do território continental, porque a nebulosidade deverá “estragar” a oportunidade de assistirmos a este espetáculo natural.

Outros fenómenos relevantes para assistir

Marque já na sua agenda! Outro eclipse lunar total ocorrerá no próximo dia 8 de novembro de 2022. Infelizmente, será visto apenas desde a Ásia, Austrália, Pacífico e Américas, a 8 de novembro, entre as 08:01 e as 13:58. Mas o pôr da Lua será visto nas regiões orientais da América do Norte.

Ainda este mês, o céu noturno dará a oportunidade de observarmos, até ao dia 28 de maio, a chuva de meteoros das Eta Aquáridas, sendo que o pico das mesmas foi atingido esta noite, segundo os dados oficiais.