Culturas e plantações: o que plantar no mês de dezembro?

Aqui estamos nós em dezembro, o último mês do ano. Com o inverno à porta, é tempo de defender as culturas das geadas e até das chuvas mais intensas. Fique a saber aqui quais os cuidados a ter!

Culturas de inverno
Apesar do frio que se faz sentir, há sempre tarefas a desempenhar na horta e no jardim. Saiba que cultivos podemos fazer no mês de dezembro.

Chegamos ao último mês do ano, dezembro, marcado pela chegada do inverno, a época natalícia e um mês mais calmo no que respeita aos trabalhos agrícolas e de jardinagem. Este é o mês em que pode aproveitar para fazer algumas limpezas no terreno, bem como alguns cuidados de manutenção que deve ter.

Apesar do frio que se faz sentir, existem sempre tarefas que devem ser realizadas nesta altura do ano, pois realizadas com sucesso, mais tarde será recompensado com colheitas mais precoces, logo no início da primavera.

Dezembro e a sua climatologia

Em Portugal Continental, o mês de dezembro marca o final do outono e o início do inverno, com dias soalheiros mas frios, mas também com dias húmidos e com o aparecimento de chuvas mais intensas.

A nível climatológico, apresenta uma média de temperatura máxima à escala da geografia continental de 13.7 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1981-2010) providenciado pelo IPMA.

No que diz respeito à pluviosidade, dezembro surge com 134,1 mm de precipitação média acumulada, considerando a unidade territorial do Continente.

Trabalhos a desenvolver

De acordo com a engenheira biológica Susana Caseiro, durante o mês de dezembro é necessário resguardar as plantas mais sensíveis do gelo.

"Tão bela como o laranjal, seja a tua alma pelo Natal."

Provérbio popular

As plantas da horta ou do canteiro devem ser protegidas com algumas coberturas próprias que criam o efeito de estufa, abrigando-as do frio, mas deixando passar a luz. Para os que plantaram morangueiros, é hora de retirarem toda a folhagem velha que ficou no final da colheita.

Pode ainda aproveitar os dias mais soalheiros para fazer algumas podas, sobretudo de ervas aromáticas arbustivas.

No campo pode continuar com as lavras e com a incorporação de estrumes e corretivos, bem como proceder a outras atividades relacionadas com a preparação das terras para as sementeiras da primavera.

O que plantar?

Na horta semeie as cebolas, agriões, alfaces, favas, ervilhas e cenouras, e plante as chicórias, o repolho e couve-flor.

Hortícolas ArbustosFlores
Cebola, nabiças, rabanetes, espinafres, agriões, alfaces, favas, ervilhas e cenouras, e plante as chicórias, o repolho e couve-florÁrvores de fruto: limão, laranja, pêra e maçã Açucenas, anémonas, angélicas, begónias, camélias, ciclames, gladíolos, goivos, jacintos, lilases, lírios e as tulipas.
Fonte: Susana Caseiro - Cultivos da Caseiro

Plante algumas árvores de fruto, como o limoeiro, a laranjeira, a pereira e a macieira. No jardim de inverno pode plantar begónias, camélias, ciclames, jacintos, lírios e tulipas.

Camélias, as flores de inverno

A camélia é um arbusto de folha perene (a folha mantém-se todo o ano), de grande beleza e com grandes flores acompanhadas por uma folhagem verde brilhante, originária da Ásia Oriental.

Da família das Theaceas e com mais de duzentas espécies, destaca-se pela sua floração de inverno, que se prolonga até aos meses primaveris.

Camélia
A altura ideal para se cultivar as camélias é a fase em que as temperaturas já não estão muito elevadas, sendo que a sua época de floração ideal é o outono e o inverno.

Um dos principais usos da camélia é a ornamentação dos jardins. Devido à sua beleza, não só pela floração mas também pela aparência das suas folhas, este arbusto pode servir como elemento decorativo principal em qualquer espaço verde.

Para além das aplicações ornamentais, a camélia tem propriedades que são muito benéficas para a nossa saúde, pois o óleo proveniente das suas sementes pode ser utilizado para tratamentos de pele ou capilares.