Conheça Porto Flavia, um incrível porto marítimo pendurado na parede de um penhasco

Está na altura de descobrir, na ilha da Sardenha, Porto Flavia, uma surpreendente obra de engenharia suspensa no tempo e na face de um penhasco!

Porto Flavia, na Sardenha
Porto Flavia é um curioso porto marítimo situado na parede de um penhasco na ilha italiana da Sardenha.

A costa sudoeste da ilha italiana da Sardenha reserva-nos uma obra de engenharia civil impressionante: Porto Flavia. Este curioso e único porto de mar, literalmente suspenso numa falésia, é mais do que uma estrutura. É um autêntico testemunho do engenho humano que remonta aos anos 20 do século passado.

A apenas duas horas de avião de Espanha, no município de Iglesias e rodeado de praias, encontra-se a pitoresca enseada de Masua. É aí que se encontra um túnel de 600 metros que se abre para o mar, e que servia de rota de fuga para uma mina que também funcionava como porto. Os minerais fluíam diretamente da mina para os navios localizados na foz, tudo graças a um engenhoso braço móvel.

Construído entre 1923 e 1924 pelo visionário engenheiro Cesare Vecelli, Porto Flavia tinha um objetivo claro: facilitar a exportação de minerais, incluindo carvão, bário, zinco, enxofre, chumbo e prata.

A razão da criação de Porto Flavia

Os séculos XIX e XX viram a ilha da Sardenha florescer com uma intensa atividade mineira, especialmente relacionada com o carvão. Nos terrenos da localidade de Iglesias, onde se situa Porto Flavia, ainda se conservam vestígios dessa época sob a forma de túneis, poços e lavandarias. A região respira história industrial e Porto Flavia é um monumento a essa época.

Projetado pelo próprio Cesare Vecelli, o porto não é apenas funcional, é também esteticamente encantador. Vecelli propôs construir o porto diretamente na parede da falésia, ligando-o ao cume através de intrincados túneis. A escolha do nome, Porto Flavia, não foi aleatória, uma vez que se tratava de uma homenagem à filha do engenheiro, Flavia, dando um toque pessoal e comovente a esta estrutura.

Após a Segunda Guerra Mundial, a atividade de extração de minerais em Porto Flavia sofreu um decréscimo notável. Na década de 1990, a mina encerrou as suas atividades, marcando o fim de uma era industrial.

O engenheiro Vecelli concebeu dois túneis sobrepostos de cerca de 600 metros cada, unidos por nove depósitos verticais. O transporte dos minerais era efetuado através de um eficiente comboio elétrico, que depositava a sua carga nos depósitos através de escotilhas engenhosamente concebidas. Estamos perante uma magnífica obra de engenharia suspensa entre o ar e a água.

Planeie a sua visita a Porto Flavia

Para mergulhar na história e peculiaridade de Porto Flavia, existe a possibilidade de fazer uma visita guiada com um preço de 10 euros por pessoa. Desta forma, poderá explorar os túneis por onde circulavam os comboios que transportavam os minerais. Ficará também maravilhado com o eficiente sistema de tapetes rolantes.

Porto Flavia, na Sardenha
O engenheiro Cesare Vecelli propôs a construção do Porto Flavia diretamente na parede do penhasco, ligando-o ao topo através de intrincados túneis.

Se preferir admirar e fotografar este porto marítimo único, pode optar por alugar um sugestivo barco ou passeio de barco. Algumas excursões também oferecem a oportunidade de nadar nas águas cristalinas da Sardenha e apreciar a majestosidade do porto de 132 metros localizado em frente ao Porto Flavia. Os passeios marítimos duram entre uma e oito horas, e os preços iniciam desde os 39 euros por pessoa. As partidas são efetuadas tanto de praias próximas, como Buggerru ou Cala Domestica, como da capital da ilha, Cagliari.

Para descobrir Porto Flavia, há voos diretos de Barcelona e Madrid para a cidade de Cagliari e, a partir daí, há uma distância de 80 quilómetros até à cidade de Iglesias, aproximadamente uma hora e um quarto de carro.