Como cultivar com sucesso cucurbitáceas na sua horta?

As abóboras fazem parte da família das Cucurbitáceas. A sua cultura não é muito complicada. No entanto, é necessário respeitar certas regras para otimizar o desenvolvimento destes deliciosos legumes.

A abóbora e a curgete fazem parte da família das cucurbitáceas.
A abóbora e a curgete fazem parte da família das cucurbitáceas.

A sementeira das abóboras deve ser feita nesta estação, de modo a aproveitar a abundância de legumes para saborear pratos deliciosos até ao próximo outono e inverno. Mas para ter sucesso nestas plantações, descubra alguns conselhos e truques.

Solo arejado

Para semear as suas cucurbitáceas, precisa de uma terra especial para as plântulas. Esta permite um melhor enraizamento e um bom desenvolvimento das suas plântulas. Geralmente, é composto por uma parte de turfa, o que lhe dá um melhor desempenho hídrico. Consequentemente, pode regar as suas plântulas com menos regularidade. No entanto, mantenha o solo suficientemente húmido (a dica é regar um pouco assim que a superfície estiver seca ou mesmo ligeiramente "rachada").

Para obter plantas bonitas que não giram, pode deixar as suas plântulas em vasos no exterior, pelo menos durante o dia. Durante as noites potencialmente frias (se houver risco de geada branca ou de geada), é preferível trazer as suas plântulas para o interior, sobretudo se já tiverem germinado.

Um transplante rápido

As plantas de cucurbitáceas crescem então muito rapidamente desde a germinação da sua semente. De facto, entre a sementeira em vaso e a transplantação, passam geralmente 3 a 4 semanas.

Por isso, lembre-se de olhar para o calendário para as semear geralmente em abril... para as plantar em maio, quando o risco de geadas estiver quase completamente afastado. Para a metade sul, as sementeiras puderam começar há algumas semanas. As replantações não tardarão a chegar!

Quando as abóboras chegarem, considere acrescentar um compartimento por baixo. Assim, evitará expor o vegetal à humidade do solo.
Quando as abóboras chegarem, considere acrescentar um compartimento por baixo. Assim, evitará expor o vegetal à humidade do solo.

Não se esqueça de adicionar um pouco de terra para vasos aquando da plantação. Além disso, transplante as plantas para um solo enriquecido várias semanas antes. Estas plantas precisam de muitos nutrientes para crescerem corretamente. A falta de material no solo pode limitar seriamente o crescimento da abóbora.

Evitar os ataques de fungos

Aqui estamos a falar de um ataque do tipo odium. Já sabe, é o tipo de "película branca" que aparece frequentemente nas folhas das plantas. Para limitar a sua presença, um conselho é pulverizar leite diretamente sobre as folhas, de manhã cedo ou mesmo à noite. Isto é possível como tratamento preventivo mas também como tratamento curativo... desde que seja aplicado desde as primeiras tarefas. Além disso, a pulverização deve ser homogénea sobre as folhas.