StoreWindows10

Chuva durante todo o fim-de-semana em Portugal Continental e Arquipélagos

Hoje, sábado e domingo prevê-se chuva, queda de neve na cota dos 800 metros, ventos moderados e ligeira descida das temperaturas por todo o território nacional. Ondulação levou hoje ao encerramento e condicionamento de algumas barras marítimas. 

Alfredo Graça Alfredo Graça 12 Jan. 2018 - 15:30 UTC
Prepare-se: Vai chover nos próximos dias!

Vai continuar a chover em todo o território continental durante o fim-de-semana. De acordo com o IPMA, serão afetadas com particular incidência e frequência as regiões Norte e Centro, estendendo-se estas previsões pelo menos até ao início da próxima semana. Hoje poderá assistir-se a alguns episódios de precipitação mais para o final do dia e vamos assistir também a um aumento gradual da nebulosidade. Os ventos serão fracos em geral, tornando-se moderados à tarde, com rajadas de 20 a 35km/h no litoral oeste e moderados a fortes com rajadas de 30 a 45km/h nas terras altas das Regiões Norte e Centro. A formação de gelo ou geada poderá observar-se sobretudo em regiões do interior. Note-se também a ligeira descida de temperaturas na generalidade do território, especialmente das mínimas.

O mar estará relativamente agitado na costa ocidental estando previstas ondas com altura máxima de 3,5 metros. Ainda assim, a agitação marítima levou hoje ao encerramento de cinco barras marítimas - Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, São Martinho do Porto, Ericeira – e ainda ao condicionamento de outras quatro barras marítimas – Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz. Pode consultar estas e outras informações no site da Marinha Portuguesa, clicando aqui. No território continental as temperaturas situam-se entre os -1 0C de mínima na Guarda e os 7 0C em Faro e os 14 0C de máxima em Lisboa e em Faro. 

Sábado será um dia de chuva, em concreto durante a madrugada, sendo de registar que posteriomente passará a regime de aguaceiros, mais frequentes no litoral Norte e Centro. É de registar a ocorrência de precipitação sob a forma de neve, a partir dos 800 metros de altitude. Por causa da queda de neve, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Bragança, Viseu e Guarda entre as 03:00 e as 15:00 de sábado. Registe também que apesar de ligeiro, deverá haver uma subida das temperaturas mínimas. Vão estar 0 0C de mínima na Guarda e 9 0C em Lisboa e máxima estará pelos 16 0C em Faro. O mar vai estar relativamente calmo já que as ondas vão chegar no máximo aos 3,5 metros de altura na Costa Ocidental e não passarão dos 2 metros de altura na Costa Sul.

Aguaceiros previstos nas regiões Norte e Centro

No domingo vai chover, em geral, por todo o território. Ainda assim, o IPMA alerta para a maior frequência da precipitação nas regiões Norte e Centro onde poderá ocorrer trovoada. As temperaturas oscilarão entre os -1 0C em Bragança e na Guarda e 8 0C em Lisboa e em Faro sendo que as máximas serão de 13 0C nos distritos de Coimbra, Lisboa, Setúbal e Faro.
Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira a chuva só se fará sentir a partir de sábado estendendo-se também para domingo. Até domingo, as temperaturas em Ponta Delgada oscilarão entre os 13 0C e os 15 0C de mínima e a máxima fica-se pelos 17 0C. No Funchal, prevêem-se temperaturas mínimas de 16 0C sexta e sábado, diminuindo para 15 0C no domingo e temperaturas máximas de 19 0C hoje, e de 18 0C sábado e domingo. 

Nos próximos dias, as temperaturas vão registar oscilações quer na mínima quer na máxima. No início da próxima semana está previsto que se mantenham os episódios de precipitação.

Publicidade