China: impressionante onda gigante sobe o rio Qiantang, veja o vídeo!

O "Dragão de Prata" sobe o rio Qiantang na China: veja aqui o vídeo da espetacular onda de maré que varre as margens do grande curso de água.

O espetacular e perigoso fenómeno do "Dragão de Prata" na China regressou. Como em todos os outonos, enormes ondas provocadas pela maré alta percorreram o rio Qiantang desde a sua foz até ao interior, embatendo com força ao longo das margens. Uma espécie de "tsunami" fluvial provocado pela maré alta, que se manifesta em todo o seu poder nesta altura, vários quilómetros a montante da foz. No vídeo acima, pode ver-se a chegada da onda de retorno à antiga barragem de Laoyancang, perto da cidade de Haining, na província de Zhejiang (leste da China).

A onda de retorno do rio é amortecida por barreiras de betão, sem as quais ocorreriam grandes inundações, e todos os anos muitas pessoas se aglomeram ao longo da barragem para testemunhar o espetacular fenómeno natural. Como se pode ver, apesar das precauções, a onda atinge e arrasta os espectadores, embora, felizmente, não tenha havido consequências.

A maré de retorno do rio Qiantang, informa o meio de comunicação chinês CGTN, é uma das mais fortes do mundo, juntamente com a que ocorre no rio Amazonas, no Brasil, e no rio Ganges, na Índia. Pode atingir velocidades de até 40 km/h.

O melhor local para observar a chegada desta onda é na barragem de Laoyancang, que é, aliás, o local escolhido para a maioria dos vídeos.

O fenómeno ocorre todos os anos por volta do 18.º dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, durante o Festival do Meio Outono, e é conhecido pelos chineses como o "Dragão de Prata".

O que provoca este fenómeno, como dissemos no início do artigo, é a maré alta que empurra o rio para dentro a partir da foz. O efeito da maré alta que empurra o rio para trás, para dentro, bloqueando o fluxo e repelindo-o, provoca este fenómeno natural fascinante e temível.

A maré dura vários dias e pode gerar ondas enormes, que podem atingir nove metros de altura! Este ano, no entanto, as ondas têm sido muito mais pequenas, informa a Euronews. No entanto, o fenómeno continua a ser verdadeiramente fascinante.

O rio Qiantang

O rio Qiantang, anteriormente conhecido como rio Hangchow ou Tsientang, é um curso de água com 459 quilómetros de comprimento que corre no leste da China através de Zhejiang, passando pela capital da província de Hangzhou e desaguando no Mar da China Oriental através da Baía de Hangzhou, a sul de Xangai.