Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra!

Em plena pandemia mundial e com o Estado de Emergência ainda ativo no nosso país, convém lembrar que continuam a celebrar-se datas importantes para todos os seres humanos. Hoje é o Dia Mundial da Terra, a nossa casa! Contamos-lhe todos os detalhes aqui.

Ilustração da humanidade unida nas comemorações do Dia Mundial da Terra.
Ilustração da humanidade unida nas comemorações do Dia Mundial da Terra.

Hoje, 22 de abril de 2020 celebra-se pelo 50º ano consecutivo o Dia Mundial da Terra. Esta celebração está subordinada ao tema “Ação Climática”, sendo esta uma temática de extrema importância, mesmo em tempos de pandemia. Devido aos condicionamentos associados à pandemia, as celebrações deste ano serão inéditas. Um dia em que geralmente se promove o contacto com a natureza e o meio ambiente, este ano terá que ser celebrado no confinamento das nossas habitações.

Este dia, comemorado pela primeira vez em 1970, é dinamizado a nível internacional pela organização Earth Day, que tem como missão “construir o maior movimento ambiental do mundo para promover mudanças transformadoras para as pessoas e o planeta”.

Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as celebrações este ano vão ser inéditas.

O objetivo do Dia Mundial da Terra é diversificar e educar o movimento ambiental em todo o mundo. A Earth Day trabalha com um número superior a 75 mil parceiros em mais de 190 países com o objetivo de recrutar cada vez mais cidadãos para o movimento ambiental e, para além disso, impulsionar ações com impacto positivo no nosso planeta.

São sugeridas a todos os participantes três maneiras distintas de agir neste Dia da Terra: conhecer a programação dos eventos online; assistir ao Dia da Terra ao Vivo e tomar 24 horas de ação. Pretende-se assim, inundar o espaço digital com a temática da Ação climática.

As comemorações em Portugal

No nosso país, tal como no resto do mundo, as celebrações vão ser adaptadas à nova realidade digital. Tiveram início no passado dia 18 de abril e vão continuar até ao próximo dia 26, com mais de 40 organizações nacionais a dinamizarem mais de 80 iniciativas. A distribuição geográfica do evento é bastante representativa da importância do mesmo: cidades costeiras entre Esposende e Tavira, bem como as cidades de Lisboa e Porto, vão organizar um conjunto diversificado de eventos.

Na Figueira da Foz, a associação Futuro Sustentável promove a divulgação de filmes relacionados com os oceanos e as alterações climáticas. Numa área ligeiramente mais afastada da orla costeira, o Centro de Ciência Viva do Lousal, no concelho de Grândola, preparou para hoje uma emissão online denominada “Em Casa com (Pa)Ciência” às 15h e um Quiz sobre as Alterações Climáticas às 16h.

Mais a Sul, na cidade de Faro, o Centro de Ciência Viva local organizou nas suas redes sociais, um Quiz denominado “Ria Formosa – Conhecer e Preservar”, pelas 10h. Em Olhão, a RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, dinamizou uma atividade de palavras cruzadas sobre a fauna portuguesa, também às 10h.

A Fundação Oceano Azul, responsável nacional pela dinamização do evento, congratula-se com a adesão elevada de entidades a esta data relevante. Espera ainda que a adesão seja elevada em todo os lares portugueses, apesar do momento atípico em que vivemos.