Após acidente, CARRIS lança alternativa ecológica no centro histórico de Lisboa com mini autocarros
Após o trágico acidente na Calçada da Glória, a CARRIS decidiu lançar um novo trajeto circular operado por mini autocarros elétricos que garantirá a mobilidade no centro histórico de Lisboa.

O Elevador da Glória foi inaugurado a 24 de outubro de 1885, concebido para ligar a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no coração do Bairro Alto. Inicialmente movido por um sistema de contrapeso de água, passou depois para a energia a vapor e foi finalmente eletrificado em 1915, conferindo-lhe uma estabilidade e eficiência que, até há pouco tempo, pareciam inquestionáveis.
No entanto, a trágica notícia do acidente de 3 de setembro, quando uma das carruagens descarrilou, causou 16 vítimas mortais e veio tingir de luto a história deste ícone lisboeta.
Após o trágico acidente com o Elevador da Glória ocorrido no passado dia 3 de setembro, tornou-se entretanto possível caminhar pela Calçada da Glória. Porém, impunha-se a necessidade de garantia de um meio de transporte alternativo a quem recorria, diariamente, ao uso do acidentado elevado para se deslocar dos Restauradores até ao Bairro Alto (Miradouro de São Pedro de Alcântara) e vice-versa, situação que a CARRIS disponibilizou a partir do dia 12 de setembro.
Mini autocarros elétricos farão um novo percurso circular
De modo a garantir a mobilidade no Centro Histórico de Lisboa, foi elaborado um novo percurso circular que recorrerá a uma das mais recentes frotas de mini autocarros elétricos da empresa CARRIS. Pensa-se que durante alguns anos, a carreira 51E substituirá o Ascensor da Glória.

Os mini autocarros 51E vão estar em funcionamento diariamente entre as 07:00 e as 21:30, oferecendo uma alternativa sustentável, ecológica e prática a todos os cidadãos de Lisboa e, naturalmente, também aos turistas que pretendam visitar esta área da cidade.
Este novo trajeto circular tem 2 objetivos essenciais no horizonte: o primeiro tratará de substituir temporariamente o Elevador, e, numa perspetiva mais alargada, o segundo pretende ainda melhorar a mobilidade no eixo Restauradores–Chiado–Bairro Alto–Avenida da Liberdade, áreas da capital portuguesa que possuem uma enorme afluência turística e cultural.
Importante relembrar ainda que, devido ao facto de outros elevadores de Lisboa estarem suspensos, o Ascensor da Bica está em processo de substituição pela carreira 22B, que faz a ligação Cais do Sodré – Príncipe Real, diariamente entre as 07:00 e as 20:30, ligando a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz.
Referência da notícia
CARRIS lança carreira 51E para substituir o Ascensor da Glória… e carreira 22B para o Elevador da Bica. Valter Leandro. Lisboa Secreta. 12 de setembro 2025.