A leguminosa de excelência do mês de fevereiro: a cenoura

Neste mês de fevereiro destacamos a cenoura como a leguminosa predileta. Fique aqui a saber quais os seus benefícios tal como os procedimentos para a ter na sua horta.

As cenouras
As vitaminas C e A encontradas na cenoura são potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Este mês trazemos-lhe a cultura da cenoura. Há quem diga que faz os olhos bonitos, uma pele mais morena ou talvez seja apenas um mito.

Este legume costuma ser uma cultura de bastante interesse para os agricultores familiares e, por isso, está muito presente nas hortas.

Se é um agricultor de “primeira viagem”, vai ficar a saber como semear cenouras de uma forma bastante fácil. Porém, relembre-se que o sucesso de qualquer plantação ou sementeira passa por fazê-la na altura certa.

Para além da cenoura, este mês pode também plantar e semear alfaces, acelgas, aipo, alho-francês, batatas, beterraba, chicória, couves, brócolos, couve-flor, cebolas e alhos.

Os principais benefícios da cenoura

A cenoura é uma hortaliça que naturalmente se produz melhor em clima ameno, e o seu plantio de inverno geralmente inicia-se no mês de fevereiro e encerra em outubro.

A cenoura (Daucus carota ssp. Sativus) é originária do continente asiático e é um hortícola muito rico em fibra, uma excelente fonte de ferro e cálcio, vitaminas e antioxidantes.

Principais benefícios da cenoura para a sua saúde

Melhora a fertilidade masculina e a qualidade do esperma.
Ajuda na prevenção da morte prematura, aumentando a expectativa de vida.
Ajuda no combate à obesidade infantil.
Ajuda na saúde da visão, uma vez que contém uma grande grande quantidade de vitamina A.
Ajuda no combate ao envelhecimento devido à presença de vitamina C.
Ajuda na prevenção do cancro do cólon.
Fonte: Nutricionista Tatiana Zanin

Relativamente ao consumo das cenouras, podemos comê-las cruas, em vinagrete ou picles ou até mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter os seus vários efeitos benéficos para a saúde.

Pode ainda utilizar a cenoura para a preparação de sumos saudáveis ou até mesmo na área da pastelaria, para a produção de bolos.

Sumo de Cenoura
O sumo de cenoura ajuda a limpar o fígado, além de fortalecer as funções hepáticas.

Como semear as cenouras?

Para garantir um boa produtividade, deve garantir algumas condições boas de cultivo, entre elas a temperatura e o tipo de solo.

Quanto à temperatura, esta cultura necessita de temperaturas que variam de 15 a 21 ºC. A temperatura é um fator crítico, uma vez que a sua variação pode afetar o desenvolvimento da cultura.

Quanto ao tipo de solo, as cenouras gostam de solos profundos, leves, bem drenados. Se tiver um terreno pesado e argiloso, evite ao máximo semear neste uma vez que poderá provocar a deformação das raízes.

youtube video id=gh6qWtUpehk

Antes de semear, deve fazer uma boa preparação e mobilização do solo. Deve cavar o mais profundo possível, uma vez que as cenouras vão crescer bastante ao longo do tempo.

Depois disto, espalhe estrume e calcário sobre a zona da sementeira, e misture os dois componentes com a terra. Depois aplane a terra, misture as sementes com um pouco de terra dentro de um balde.

Seguidamente, e usando umas luvas, espalhe com a mão as sementes de cenoura. Cubra as sementes com mais ou menos 1 a 2 cm de terra, e finalize com uma rega do terreno.

Elimine as plantas mais debilitadas e pequenas de forma a garantir que as maiores tenham espaço para crescerem e se desenvolverem.