
2017 foi o ano em que fenómenos naturais severos causaram o maior número de vítimas de sempre. Em termos globais, foi o segundo ano com maiores prejuízos económicos e financeiros devido aos desastres naturais.
2017 foi o ano em que fenómenos naturais severos causaram o maior número de vítimas de sempre. Em termos globais, foi o segundo ano com maiores prejuízos económicos e financeiros devido aos desastres naturais.
A análise da temperatura global da NOAA, referente a março de 2018, conclui que este março foi o quinto mais quente a nível global. O período entre janeiro e março de 2018 foi o sexto mais quente desde 1880.
Na semana passada decorreu em Viena de Áustria, uma conferência a nível europeu sobre riscos de incêndios florestais, alterações climáticas e recursos. Em “Shape of Things to Come? The 2017 Wildfire Season”, António Ferreira, investigador do CERNAS falou sobre a realidade portuguesa.
A Agência Espacial Norte-Americana decidiu levar a cabo um projeto de investigação científica e portanto, precisa de si, nesta missão de descoberta espacial. Sempre sonhou saber que papel desempenha o Sol no Universo?
Continuando a acompanhar a situação meteorológica e climatológica mensal, com base no IPMA, expomos a análise de março, que sob a visão climatológica foi um mês extremamente chuvoso e frio.
Vai realizar-se a 4 de Abril, na Universidade Lusófona, uma Conferência de Divulgação do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e África (CIICLAA), no qual se pretende dar resposta aos problemas das variabilidade climáticas e seus impactos.
Falta menos de uma semana para o início da Semana Santa e os modelos de previsão começam a mostrar com maior precisão o tempo que poderá estar na Páscoa. Aqui estão as últimas novidades!
O mês de fevereiro de 2018 foi considerado ainda um mês seco apesar da chuva que começou a cair após um período longo de dez meses com valores de precipitação inferiores ao normal.
Em apenas 17 dias, “desfilaram” pelo nosso país a Depressão Emma, a Tempestade Felix e agora a intempérie Gisele. Muitos portugueses temem que a Páscoa deste ano seja como a de 2013, a mais chuvosa do século XXI!
A Semana Santa está a chegar. É quase impossível prever exatamente o que vai acontecer em três semanas por isso deitamos um olhar sobre a História e para os anos em que a Páscoa também aconteceu no final de março.
Neste final de Inverno a Europa tem sido atingida por uma vaga de frio com temperaturas excepcionalmente baixas com consequências graves na vida das pessoas.
A Tempestade Emma chegou para arrasar e tem causado vários incidentes pelo País. Há relatos de um homem desaparecido no Funchal e de um mini-tornado na doca de Faro.