Cientistas desenvolveram insetos mecânicos que geram energia através de bactérias oceânicas e têm o potencial de recolher dados ambientais de maneira altamente eficiente.
Matheus Manente
Meteorologista - 76 artigosMeteorologista formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como meteorologista na Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA) e como investigador na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Matheus Manente foi também um dos sócios fundadores da Oráculo Meteorologia, onde desenvolveu serviços, prestou consultoria meteorológica para grandes empresas e desenvolveu um aplicativo agrometeorológico com previsões de curto, médio e longo prazo focado em produtores rurais.
Além da meteorologia, Matheus também possui uma carreira em música e, em 2020, passou a integrar a equipa da Meteored como redator para o site tempo.com.
Artigos de Matheus Manente
Os cactos arbóreos denominados Key Largo foram completamente extintos nos Estados Unidos, e investigadores acreditam que esta possa ser a primeira extinção local causada pelo aumento do nível do mar.
Quando os besouros-tigre percebem que há um morcego por perto, eles respondem criando um ruído ultrassónico agudo. Ninguém sabia o motivo deste comportamento... até agora.
Hiroto Nagai, compositor e cientista geoambiental, sonifica dados meteorológicos e transforma em música, quebrando as barreiras entre análise científica e expressão artística.
Engenheiros criaram uma interface cérebro-computador, que não requer calibração extensiva para cada utilizador, e poderá ser facilmente utilizada por pessoas com deficiência motora.
As condições atmosféricas influenciam a dor em casos de artrite e enxaqueca, e investigações indicam que existe um interesse crescente em previsões de dor forte baseadas no tempo.
Estudo incrível regista atividades cerebrais em pacientes até 1 hora após a paragem cardíaca, sugerindo que as memórias relatadas por sobreviventes são reais e diferentes de sonhos ou delírios.
Seis das nove componentes ambientais responsáveis por tornar o meio ambiente habitável foram violadas e operam em estado de alto risco. Isto sinaliza que o planeta está à beira de um colapso.
O fotógrafo brasileiro Gabriel Zaparolli conseguiu fotografar o fenómeno na costa do Rio Grande do Sul, durante uma forte tempestade em alto mar. Sprites são raríssimos e ainda pouco compreendidos pela ciência.
Investigadores fizeram com que o ChatGPT projetasse um robot sozinho para a colheita de tomates e executaram o projeto à risca. Os resultados são impressionantes e revelam que de forma o ser humano está a mudar.
Dispositivo inspirado no armazenamento do nosso código genético levará ao desenvolvimento de meios de comunicação muito menores, mais potentes e capazes de garantir a integridade das informações durante muito mais tempo.
Investigadores construíram um “relógio” genético biossintético capaz de controlar o envelhecimento das células e prolongar a sua vida. É uma descoberta que, em breve, poderá aumentar a longevidade humana.
A circulação das águas em redor da Antártida vai diminuir em 40% nas próximas três décadas, trazendo implicações graves para o oceano e também para o clima global.
Durante o mapeamento tridimensional de um antigo templo egípcio, investigadores encontraram centenas de inscrições subtis nas paredes. Trata-se de grafíti feito há milhares de anos.
Investigadores descobriram que grande parte do manto de gelo da Gronelândia derreterá de maneira irreversível se atingirmos uma emissão de aproximadamente 1000 gigatoneladas de carbono.
Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que um planeta terrestre a pairar entre Marte e Júpiter é capaz de empurrar a Terra para fora do Sistema Solar, acabando com toda a vida que conhecemos.
Batizado de 2023DW, o objeto pode atingir o nosso planeta daqui a 23 anos, mas a probabilidade ainda é baixa. Observações ao longo das próximas semanas revelarão a trajetória do asteroide com maior certeza.
Os insetos conhecidos como Proconiini ou “Franco-Atiradores” são menores do que a ponta de um dedo mindinho, mas ainda assim são capazes de excretar gotas de urina a velocidades inacreditáveis, através da super-propulsão, uma façanha da Física e da Bioengenharia.
Astrónomos acabaram de divulgar um mapeamento gigantesco da nossa galáxia, a Via Láctea. O novo conjunto de dados contém impressionantes 3,32 biliões de objetos celestes, o maior catálogo deste género já construído.
O cometa C/2022 E3 (ZTF) está a fazer uma passagem única pelo nosso planeta e as primeiras imagens obtidas estão a mostrar um núcleo esverdeado. O que significa isto?