Os aviões das companhias aéreas evitam cuidadosamente passar por furacões, mas alguns pilotos ousados fazem-no de propósito. Estes são os aviões caçadores de furacões. Que instrumentos meteorológicos transportam a bordo?
Luca Lombroso
Meteorologista - 9 artigosLuca Lombroso é um meteorologista da AMPRO, comunicador ambiental, conferencista e escritor. É consultor meteorológico para várias entidades, incluindo o Aeroporto de Bolonha. É técnico de meteorologia no Observatório Geofísico do DIEF UNIMORE. É presidente da Associação Emília-Romanha Meteo. A sua experiência na área da meteorologia desenvolveu-se especialmente nos anos 90, graças a cursos no estrangeiro e à sua participação como meteorologista no Projeto MAP 1999. É um especialista em previsão de fenómenos meteorológicos extremos e nevões. Apresentador de televisão e meteorologista, colabora atualmente com Licia Colò na TV 2000 e com Agorà na rede estatal Rai Tre. Na Radio Due, aparece regularmente nos programas Caterpillar AM e Miracolo italiano.
Autor de vários livros, o último “Ciao Fossili cambiamenti climatici cambiamenti resilienza e futuro post carbon“, Edizioni Artestampa, recebeu vários prémios, incluindo “Bilancia d'oro“ 2006, e em 2013 “Un Bosco per Kyoto“, “penna d'autore“ e o Contropremio Carver 2013 e 2016. Participou em várias “cimeiras do clima“ das Nações Unidas, incluindo a COP 21, onde o Acordo de Paris foi aprovado.
O seu sonho para o futuro é viver e fazer teletrabalho a zero emissões na zona da floresta nublada da Costa Rica, onde gere uma estação meteorológica experimental na Reserva Karen Mogensen.
Artigos de Luca Lombroso
Fruta tropical entre a inovação e o impacto ambiental: o ananás cor-de-rosa existe e é popular entre os influenciadores. E agora surge o vermelho. Como é que são produzidos e onde pode comprar estes novos frutos?
As "rip current" são fenómenos bem conhecidos e traiçoeiros nas praias dos oceanos, mas também podem ocorrer nos mares italianos. Eis o que são e os seus perigos. O que fazer se for apanhado por uma corrente de ressaca?
A 27ª Conferência da ONU sobre o clima terminou com os pontapés de penálti no momento em que o Campeonato do Mundo estava prestes a começar no Catar. Resultados fracos, poucas hipóteses de ficar a 1,5 °C, o que é que isso significa?
Aumento dos preços da energia, com preocupações sobre a disponibilidade de gás. Os recursos fósseis são a causa das alterações climáticas, fonte de tensões geopolíticas e esgotáveis. Porque é que a produção de gás está a diminuir na Europa? Isto é o que é o Pico de Hubbert.
A Organização Meteorológica Mundial emitiu um aviso severo: a probabilidade de a temperatura global exceder temporariamente o limiar de 1,5 °C nos próximos cinco anos sobe para 50%. É também muito provável um novo ano mais quente de sempre. O que está em risco?
Grande sucesso para o filme de Leonardo Di Caprio "Don’t Look Up". Os cientistas descobrem um cometa gigante prestes a atingir a Terra. Como é que os políticos e a sociedade reagem ao alarme da ciência?
As negociações entram na reta final em Glasgow. Depois de Obama, veio Nancy Pelosi. Hoje é o dia dos transportes e os primeiros casos de Covid-19 foram detetados entre os participantes. Contamos-lhe aqui a última hora.
A COP26 entra no clímax da segunda semana de negociações. Há grandes expectativas com a chegada do antigo Presidente dos EUA Barack Obama, que irá discursar no plenário na terça-feira. Anúncios importantes à vista?