COP26: Meteored em direto desde Glasgow, chega Barack Obama

A COP26 entra no clímax da segunda semana de negociações. Há grandes expectativas com a chegada do antigo Presidente dos EUA Barack Obama, que irá discursar no plenário na terça-feira. Anúncios importantes à vista?

A segunda e decisiva semana de negociações começou hoje na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) que se realiza em Glasgow, e a Meteored está lá para informar sobre tudo o que acontecer. As decisões mais espinhosas estão agora sobre a mesa do presidente da COP, que terá de tentar mediar a regulamentação do mercado de carbono, a transparência e a compensação por danos devido a fenómenos meteorológicos extremos nos países em desenvolvimento.

Luca Lombroso, meteorologista da Meteored Italia, conseguiu captar a chegada de Barack Obama às instalações da COP26. É a grande esperança para que a negociação chegue a bom porto.

Os acordos entre grupos de estados sobre temas específicos continuam em paralelo, sem estabelecerem laços por enquanto, embora se esperem avanços esta semana. Entretanto, a Indonésia está a recuar no acordo de desflorestação. O país asiático, rico em florestas, ameaçado entre outras coisas pelas plantações de óleo de palma, diz que não será capaz de cumprir o seu compromisso de parar a desflorestação até 2030.

No meio de tudo isto, a chegada de Barack Obama hoje despertou uma enorme expectativa. O antigo presidente dos Estados Unidos discursará no plenário na terça-feira de manhã num encontro com organizações juvenis. No vídeo vê-se o momento da sua chegada. Obama poderá ser fundamental para conciliar as diferentes posições sobre a negociação. Por outro lado, a grande ausente aqui é Greta Thunberg, presente em Glasgow, mas ainda não inscrita na COP26. Por enquanto, não se espera que ela fale no plenário.