Do laboratório para a mesa: O ananás cor-de-rosa está na moda e agora chega o vermelho. Serão produtos OGM?

Fruta tropical entre a inovação e o impacto ambiental: o ananás cor-de-rosa existe e é popular entre os influenciadores. E agora surge o vermelho. Como é que são produzidos e onde pode comprar estes novos frutos?

Saborosos ananases tradicionais prontos para venda. Agora também estão a chegar ananases de novas cores: rosa e também vermelho.
Saborosos ananases tradicionais prontos para venda. Agora também estão a chegar ananases de novas cores: rosa e também vermelho.

Os frutos tropicais são bons, saborosos e ricos em propriedades nutritivas. Por detrás do mundo das frutas tropicais existe um enorme mercado: em 2020, foram produzidas 384 milhões de toneladas de frutas tropicais a nível mundial. Em primeiro lugar está a banana (71%), que também compete com a maçã pelo recorde absoluto de fruta mais consumida no mundo. Seguem-se o ananás (11%), o abacate (6%) e a manga (4%).

Agora, graças à biotecnologia moderna, estão a chegar novas variantes destes deliciosos frutos. Veja o que está a acontecer com os chamados ananases coloridos.

O ananás cor-de-rosa é muito popular entre os influenciadores

O ananás rosa é um produto inovador da multinacional Del Monte, obtido após anos de investigação laboratorial. Tem um nome oficial que é uma marca registada, Pinkglow®.

Este ananás, ao contrário dos tradicionais que todos conhecemos de polpa amarela, tem uma cor rosada, um sabor mais doce e menos ácido do que o fruto tradicional que todos conhecemos.

Foi desenvolvido através de uma modificação genética em laboratório, em que os investigadores conseguiram converter o licopeno (a substância que dá cor à fruta) de amarelo em cor-de-rosa. É produzido exclusivamente na Costa Rica, o maior exportador mundial do ananás em inglês.

Nos Estados Unidos, a venda de ananás cor-de-rosa foi autorizada pela FDA (Food and Drug Administration) em 2016, o único outro país do mundo onde está à venda é o Canadá. Por conseguinte, ainda não está disponível no Reino Unido e a União Europeia ainda não autorizou a sua venda.

Além disso, o preço não é propriamente popular, entre 20 e 40 dólares por peça. A partir daqui e devido à cor e à curiosidade, há sucesso entre alguns influenciadores das redes sociais que fizeram posts sobre ela para atrair likes.

Chega o ananás vermelho, ainda mais exclusivo: eis os ladrões de ananás

Depois do ananás cor-de-rosa, a Fresh del Monte product inc lançou recentemente no mercado o novo ananás vermelho. Chama-se Rubyglow® e é um ananás de casca vermelha. É um ananás híbrido com um revestimento exterior vermelho, polpa amarela brilhante e um novo sabor doce. Esta variedade é um cruzamento entre um ananás tradicional e um ananás roxo - que não é comestível; o Rubyglow® é, portanto, um fruto híbrido produzido através de técnicas de cruzamento tradicionais.

Esta variedade é um cruzamento entre um ananás tradicional e um ananás roxo - que não é comestível; Rubyglow® é portanto um fruto híbrido produzido através de técnicas de cruzamento tradicionais.

"Os nossos cientistas continuam a elevar a fasquia, criando novas variedades de ananás, com diferentes sabores e cores, que satisfazem cada vez mais consumidores em todo o mundo", disse Mohammad Abu-Ghazaleh, presidente e CEO da Fresh Del Monte. "Acreditamos que o ananás Rubyglow® é o produto perfeito para reforçar a nossa presença no mercado chinês", acrescentou Abu-Ghazaleh.

Este ananás tem uma patente registada nos Estados Unidos, amadurece naturalmente na planta e também é produzido apenas na Costa Rica, na zona de Buenos Aires, na província de Puntarenas, no sul do país. Serão vendidos exclusivamente no estrangeiro, em embalagens de design elegante.

A produção é extremamente limitada, apenas 5000 serão produzidos em 2024. Atualmente, este ananás raro só está disponível na China. A raridade e a preciosidade deste fruto inovador são tais que se registaram roubos nas plantações e cultivos ilegais, pelo que as zonas de produção foram literalmente encerradas e vigiadas.

Frutos tropicais, ambiente e clima

Estes novos produtos levantam novas questões éticas, para além das que se prendem com o impacto ambiental dos saborosos frutos tropicais. Os frutos tropicais têm um impacto significativo no ambiente e nas alterações climáticas. Começando por este último, o longo transporte refrigerado por navio ou mesmo por avião para os produtos mais frescos e apetitosos torna a sua pegada de carbono elevada.

Além disso, a fruta tropical é frequentemente cultivada com recurso maciço a inseticidas, fertilizantes e pesticidas. São também utilizados aviões para pulverizar as culturas e produtos que foram proibidos durante décadas na Europa. Voltaremos a estes aspetos com uma análise aprofundada. Entretanto, existem alternativas aos frutos raros e caros ou aos que têm um elevado impacto ambiental.

É bom preferir fruta local, biológica e da época. Se quisermos realmente desfrutar de fruta tropical, prefira produtos com certificações ambientais, compensação de emissões e o mercado de comércio justo.