
Mais raparigas que escolhem a ciência hoje são mais mulheres cientistas amanhã. A nossa colega Laura Palacios foi uma dessas raparigas e hoje queremos que nos conte a sua história com a ciência.
Licenciado em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade CEU Cardenal Herrera em 2009, Juanjo Villena conta com uma extensa formação em meteorologia, através de cursos como “Un clima que cambia“ ou “Cambio climático y gestión sostenible de los recursos territoriales“, ambos do Laboratório de Climatologia da Universidade de Alicante.
Apaixonado pela meteorologia desde criança, Juanjo é especialista em comunicação meteorológica e ambiental, e tem uma vasta experiência nos meios de comunicação social, onde tem estado a informar desde 2007. Começou no grupo Vocento através de Las Provincias TV, como editor e designer gráfico do programa ’Meteo’. Tem trabalhado na previsão meteorológica em várias estações de rádio locais e como apresentador do tempo na delegação valenciana da TVE. Exerceu o cargo de Administrador e Diretor da Meteovisión, até se juntar à nossa equipa em 2017, como Redator-Chefe da Meteored. Atualmente colabora com a Onda Cero e o jornal Levante, entre outros.
Além disso, é organizador e orador de eventos de divulgação meteorológica e climática de referência, tais como os realizados em Beniarrés desde 2013. Ao mesmo tempo, descreve-se como caçador de tempestades e fotógrafo (Prémio Ciudad de Manises 2010).
Mais raparigas que escolhem a ciência hoje são mais mulheres cientistas amanhã. A nossa colega Laura Palacios foi uma dessas raparigas e hoje queremos que nos conte a sua história com a ciência.
Alguns dos nossos melhores especialistas de França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos explicam porque é que a tempestade Éowyn será extraordinária. A ciclogénese explosiva está a ocorrer neste preciso momento.
Com mais de 60 milhões de utilizadores mensais únicos em todo o mundo, a Meteored subiu no ranking das empresas de informação meteorológica e é atualmente uma das 5 empresas mais consultadas, de acordo com dados da ComScore.
Graves inundações ocorreram entre ontem e hoje na província de Valência, em Espanha, devido a uma tempestade que está a deixar chuvas excecionais, de até 300 mm em 12 horas.
Esta madrugada um forte tremor de terra foi sentido por milhares de pessoas em Portugal, Espanha e Marrocos. A magnitude foi notável e os especialistas já começaram a fazer um balanço do acontecimento.
O dia 24 de junho marca o início do prazo para as inscrições no concurso internacional da Meteored para as melhores fotografias com temas meteorológicos em 11 países.
Klara foi criada para fornecer respostas sobre previsões do tempo e conceitos meteorológicos através de inteligência artificial generativa.
Entre 22 de junho e 6 de julho de 2023, será possível participar no concurso de fotografia meteorológica da Meteored, que tem como prémio uma estação meteorológica profissional.
Uma espetacular fotografia de uma tempestade, tirada em Málaga, ganhou o prémio máximo no I Concurso de Fotografia Meteorológica da Meteored. Vai ficar espantado!
Entre 14 de junho e 3 de julho de 2022 estará aberta a participação no concurso de fotografia meteorológica que tem como prémio uma estação meteorológica profissional.
Celebramos o Dia do Arco-Íris com todos os nossos seguidores e, para tal, criámos um vídeo com os melhores arcos-íris do mundo, enviado por eles.
Celebramos o Dia do Homem e da Mulher do tempo com um vídeo divertido em que os mais pequenos nos explicam a que se dedicam os homens e as mulheres do tempo.
Muitas das principais cordilheiras do mundo estão a ter cada vez menos dias com cobertura de neve e esta situação está a agravar-se noutras áreas menos influenciadas pela altitude. Os especialistas da Meteored analisam a situação preocupante deste meteoro no Dia Mundial da Neve.
O fluxo de lava chegou finalmente ao oceano Atlântico deixando um rasto familiar de destruição à sua passagem e agora também uma nuvem de gases tóxicos em contacto com a água. Aqui estão os vídeos do momento.
As temperaturas estratosféricas e o comportamento do vórtice polar estratosférico estão sob escrutínio de peritos, que têm agora uma nova ferramenta para estudar as suas implicações no clima da América do Norte e da Europa.
Fizemos uma compilação dos vídeos mais impressionantes do ano 2020 relacionados com a meteorologia, a natureza ou a ciência. Desde os efeitos causados pelo catastrófico furacão Iota, passando por tempestades de granizo descomunais ou trombas de água, até chegar ao número 1. Qual será?
Há apenas alguns minutos, a Grécia registou um grande terramoto 7.0 perto de Néon Karlovásion, próximo da Turquia. O tremor causou inúmeros danos e um tsunami que inundou a cidade de Izmir.
O furacão Delta está a atingir agora mesmo a península do Iucatão com rajadas de vento de 200 km/h, chuvas torrenciais e uma poderosa maré ciclónica. Não perca os últimos dados e as imagens de webcam.
A depressão Alex entrou ontem à noite pelo noroeste de França, após um processo de ciclogénese explosiva. Trouxe ventos com força de furacão, com rajadas de mais de 150 quilómetros por hora, que causaram numerosos danos e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.
O aquecimento global não afeta todas as áreas da Terra por igual. Há regiões que se destacam por causa do calor preocupante, como a observada no Ártico, e outras por causa do frio anómalo, como uma que foi observada no Atlântico Norte. De onde veio esta 'bolha'?