Juan José Villena

Juan José Villena

Redator Chefe - 28 artigos

Licenciado em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade CEU Cardenal Herrera em 2009, Juanjo Villena conta com uma extensa formação em meteorologia, através de cursos como “Un clima que cambia“ ou “Cambio climático y gestión sostenible de los recursos territoriales“, ambos do Laboratório de Climatologia da Universidade de Alicante.

Apaixonado pela meteorologia desde criança, Juanjo é especialista em comunicação meteorológica e ambiental, e tem uma vasta experiência nos meios de comunicação social, onde tem estado a informar desde 2007. Começou no grupo Vocento através de Las Provincias TV, como editor e designer gráfico do programa ’Meteo’. Tem trabalhado na previsão meteorológica em várias estações de rádio locais e como apresentador do tempo na delegação valenciana da TVE. Exerceu o cargo de Administrador e Diretor da Meteovisión, até se juntar à nossa equipa em 2017, como Redator-Chefe da Meteored. Atualmente colabora com a Onda Cero e o jornal Levante, entre outros.

Além disso, é organizador e orador de eventos de divulgação meteorológica e climática de referência, tais como os realizados em Beniarrés desde 2013. Ao mesmo tempo, descreve-se como caçador de tempestades e fotógrafo (Prémio Ciudad de Manises 2010).

Artigos de Juan José Villena

Artboard
A neve está em vias de extinção? Os especialistas da Meteored opinam
Atualidade

Muitas das principais cordilheiras do mundo estão a ter cada vez menos dias com cobertura de neve e esta situação está a agravar-se noutras áreas menos influenciadas pela altitude. Os especialistas da Meteored analisam a situação preocupante deste meteoro no Dia Mundial da Neve.

Os 10 vídeos mais impressionantes de 2020: tempo severo e natureza
Atualidade

Fizemos uma compilação dos vídeos mais impressionantes do ano 2020 relacionados com a meteorologia, a natureza ou a ciência. Desde os efeitos causados pelo catastrófico furacão Iota, passando por tempestades de granizo descomunais ou trombas de água, até chegar ao número 1. Qual será?

Noite de terror na Bretanha francesa causada pela depressão Alex
Atualidade

A depressão Alex entrou ontem à noite pelo noroeste de França, após um processo de ciclogénese explosiva. Trouxe ventos com força de furacão, com rajadas de mais de 150 quilómetros por hora, que causaram numerosos danos e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.

Surpreendente 'bolha' no Atlântico desafia as alterações climáticas
Atualidade

O aquecimento global não afeta todas as áreas da Terra por igual. Há regiões que se destacam por causa do calor preocupante, como a observada no Ártico, e outras por causa do frio anómalo, como uma que foi observada no Atlântico Norte. De onde veio esta 'bolha'?

Em Vénus as nuvens podem estar ‘vivas’
Ciência

A superfície de Vénus possui condições muito hostis, mas a camada superior das suas nuvens guarda mistérios que poderão esconder, inclusive, a vida.

Conselhos para a quarentena durante o coronavírus (COVID-19)
Ciência

Nesta crise do coronavírus, devemos lavar cuidadosamente as mãos e manter uma distância segura das pessoas que nos rodeiam. Em casa, sugerimos que faça mais algumas coisas pela sua saúde. Perante o coronavírus e sem ele.

Chuva de Perseidas 2019: quando ver as Lágrimas de São Lourenço?
Atualidade

Chega a chuva de estrelas mais famosa do ano: as Perseidas ou Lágrimas de São Lourenço. Ajuda o facto de ocorrer em pleno agosto, porque a melhor hora para as ver será depois da meia noite... Prepare-se para pernoitar! Contamos-lhe todos os detalhes.

1 2