A Meteored faz 25 anos: tem chovido muito e não parámos de falar disso um único dia

Há um quarto de século que ajudamos milhões de pessoas a tomar as melhores decisões todos os dias. Passamos em revista a revolução que vivemos nestes 25 anos, uma revolução em que algumas coisas não mudaram de todo.

Primeira versão do website da Meteored (2000) e a imagem atual da nossa aplicação.

A Meteored nasceu em 2000, em pleno boom das “pontocom”. Numa pequena aldeia de Lorca chamada Almendricos, dois amantes da meteorologia, Francisco Javier López e Juan José Martínez, decidiram lançar um website com previsões meteorológicas. Em torno dessa primeira versão rudimentar, criou-se toda uma comunidade de entusiastas que, como tantos outros naqueles anos, encontraram na Internet a possibilidade de se ligarem a outras pessoas com os mesmos interesses e isso foi fundamental para o sucesso futuro da Meteored (membros do fórum, obrigado).

um quarto de século que acompanhamos milhões de pessoas nas suas decisões, primeiro a partir de computadores que ocupavam uma mesa inteira e mais tarde em telemóveis, tablets, relógios inteligentes e até elevadores. Para celebrar, colocámo-nos do outro lado do nosso produto, do lado do utilizador, e fizemos uma viagem ao longo destes 25 anos, em que mudámos com o mundo.

Se a única constante é a mudança, quem somos nós ao fim de 25 anos?

Na Meteored muitas coisas mudaram em 25 anos, mas outras mantiveram-se intactas. Ao longo dos anos, o produto foi-se sofisticando e evoluindo, conquistando espaços e crescendo, mas sem nunca perder de vista a motivação que o tornou realidade e que o impulsionou nos seus primeiros anos, a paixão pela meteorologia e a vontade de a espalhar pelo mundo.

Também não abandonámos o local onde nascemos. É verdade que a sala de estar da casa dos nossos avós, onde nasceu a Meteored, deu lugar a escritórios com mais de 1000 m2, mas estes mantêm-se num local que surpreende tanto amigos como desconhecidos, porque embora lhes chamemos “sede”, os nossos escritórios estão em Almendricos, uma aldeia de 1700 habitantes, situada no pré-litoral murciano, entre campos de amendoeiras, limoeiros e laranjeiras.

Entre as coisas que mudaram, uma coisa é vital: somos muitos mais. A nossa equipa multiplicou-se, fomos capazes de atrair os talentos que nos permitiram chegar onde estamos hoje. O pessoal é agora composto por mais de 40 pessoas, cujo trabalho e esforço tornam possível um produto vanguardista e fiável.

Além disso, o trabalho desta equipa junta-se ao de mais de 100 especialistas em 11 países, que colocam os seus conhecimentos ao serviço da nossa redação de notícias para oferecer conteúdos rigorosos, nos quais cada vez mais pessoas confiam todos os dias para se informarem.

Parte da equipa da Meteored durante uma celebração em 2025.

Previsão para o futuro da Meteored

É difícil imaginar como serão os próximos 25 anos da Meteored, mas sabemos bem para onde queremos ir. Estamos a trabalhar para chegar a mais pessoas em todo o mundo, tornando o nosso produto global, mais global. Só em 2025, estaremos presentes em mais 25 países do que no ano passado e esperamos ultrapassar os 400 milhões de utilizadores únicos por ano.

O nosso trabalho e a evolução do nosso produto continuarão a estar ligados à evolução da tecnologia e da sociedade, como tem acontecido até agora. Não temos medo das revoluções que possam surgir e às quais teremos de nos adaptar e responder, fá-lo-emos de mãos dadas com a nossa incrível equipa e convencidos de que há uma coisa que nunca mudará: precisamos de saber como estará o tempo amanhã e na Meteored continuaremos a ajudar milhões de pessoas em todo o mundo a planear o seu dia a dia.