José Miguel Viñas

José Miguel Viñas

Meteorologista - 27 artigos

Depois da licenciatura em Ciências Físicas na Universidade Complutense de Madrid, José Miguel Viñas orientou o seu trabalho profissional para a comunicação e divulgação da meteorologia em diferentes meios de comunicação social. Trabalhou como meteorologista na Antena 3 Televisión, entre 1999 e 2003, e mais tarde começou a colaborar no programa da Radio Nacional de España “No es un día cualquiera”, com Pepa Fernández, onde esteve 15 temporadas (2004-2019). A sua secção ”El tiempo del tiempo” foi premiada com uma Menção de honra na edição de 2006 do concurso “Ciencia en Acción”.

Atualmente, combina o seu trabalho como meteorologista da Meteored com colaborações na RNE, COPE (é o meteorologista do programa veterano de informação agrícola "Agropopular"), La 2 da TVE (“La aventura del saber”, “Órbita Laika”) e outros meios de comunicação social. É um dos fundadores da ACOMET (Associação de Comunicadores de Meteorologia) e é atualmente vice-secretário do Conselho de Administração da AME (Associação Meteorológica Espanhola). Participou também na XXXI Campanha Antártica Espanhola (2017-2018).

Em 2022, recebeu o "Prémio Especial #Ecolatras" da Ecovidrio, atribuído ao coletivo de homens e mulheres do tempo na XXIII edição dos seus Prémios.

Desde 2013 que é consultor da Organização Meteorológica Mundial. Dá regularmente conferências, participa em eventos de divulgação científica Naukas e publica artigos em revistas como "Muy Interesante", onde é atualmente responsável pela secção mensal "Claves climáticas". Escreveu 10 livros sobre tempo e clima até à data (abril de 2023). O seu site pessoal (www.divulgameteo.es) é um dos portais de Meteorologia de referência na Internet. Nas redes sociais é @Divulgameteo.

Artigos de José Miguel Viñas

Artboard
Os embustes meteorológicos na era da (des)informação
Ciência

Na sociedade da informação, os embustes estão na ordem do dia e não faltam os que são relativos a meteorologia, tais como os famosos chemtrails, os aviões anti-chuva ou as previsões a longo prazo das próximas tempestades Filomena.

"Nuvens preditivas", sinais de mudança do tempo no céu
Ciência

São muitos os sinais que aparecem no céu em antecipação a uma mudança do tempo. A presença de determinadas nuvens ou a sua evolução permite-nos prever a chegada de uma frente e da chuva, e até mesmo a formação de tempestades.

Influência do calor extremo na saúde
Ciência

São muitos os estudos que relacionam os episódios de altas temperaturas, especialmente as ondas de calor -cada vez mais extremas e que afetam cada vez mais áreas -, com o aumento associado das taxas de mortalidade. Os idosos são um dos grupos mais vulneráveis.

Previsões do tempo a longo prazo: as melhorias já são percetíveis
Ciência

A previsão meteorológica a longo prazo está a experimentar um salto de fiabilidade que começa a ser percetível, embora ainda esteja em fase de desenvolvimento. Tanto as previsões subsazonais como as sazonais são muito úteis para o planeamento de uma multitude de tarefas afetadas pelo comportamento atmosférico.

O General Inverno irá acompanhar a invasão russa da Ucrânia
Atualidade

Historicamente, o frio tem sido um fator decisivo nas batalhas e invasões militares que ocorreram em território russo. O chamado General Inverno, fez fracassar Napoleão e Hitler nas suas tentativas de conquistar esse território. Nos próximos dias o frio intenso marcará presença na Ucrânia.

O precioso "ouro azul" do Afeganistão
Ciência

Durante vários milhares de anos, o lápis lazúli só era extraído de minas situadas no Afeganistão. No final da Idade Média e no início do Renascimento, foi amplamente difundido por Itália para elaborar um pigmento azul intenso, utilizado para pintar céus e túnicas nos quadros.

Presente e futuro do aquecimento global: para onde vamos?
Ciência

As ondas de calor que tivemos neste verão de 2021 estão em sintonia com a informação fornecida pelo IPCC no seu sexto e último relatório (AR6), cuja primeira parte, dedicada às bases físicas das alterações climáticas, foi publicada a 9 de agosto.

Quando o mar congela: como se forma a banquisa polar?
Ciência

A banquisa polar é uma camada de gelo superficial que aparece tanto no Ártico como em torno da Antártida, variando sazonalmente em extensão e espessura. Aqui contamos-lhe os detalhes da sua formação.

Óculos embaciados com a máscara, com que truques se pode evitar?
Ciência

As pessoas que usam óculos encontraram um problema adicional ao desconforto de usar uma máscara durante demasiado tempo, como é obrigatório nestes tempos de pandemia. Lentes de óculos embaciam facilmente, o que não é fácil de solucionar de forma permanente.

Decálogo de proteção para evitar impactos de relâmpagos
Ciência

Todos os anos, morrem, em média, 24.000 pessoas em todo o mundo devido ao impacto de relâmpagos. Para reduzir o risco de ser atingido por um deles, oferecemos-lhe uma série de recomendações para evitar os sustos.

Quando os cometas, como o NEOWISE, eram atmosféricos
Ciência

Aristóteles no seu tratado "Meteorologia" dedicou um capítulo para expor a sua teoria sobre a formação de cometas. Nele defendia a sua natureza atmosférica, algo que se baseava na observação do fenómeno, que como bem sabemos, é de origem astronómica. As suas ideias foram válidas durante 2000 anos.

1 2