A Noite Estrelada e Outros Céus Turbulentos de Van Gogh

Nos últimos anos da sua curta vida, o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh pintou muitos céus turbulentos, como o da sua obra icónica "A Noite Estrelada". Aqui mostramos-lhe.

A noite estrelada
A Noite Estrelada (1889) Vincent van Gogh © Metropolitan Museum of Art (MoMA), Nueva York.

O genial pintor Vincent Van Gogh (1853-1890) não gozava de boa saúde mental. Esta circunstância levou-o a ter uma vida turbulenta, tão turbulenta como os céus que aparecem em muitos dos seus últimos quadros. Foi assim que deixou o seu complicado mundo interior, cheio de fortes altos e baixos emocionais e crises que o levaram a um beco sem saída, até à sua morte prematura aos 37 anos.

Desvendar os segredos da Noite Estrelada

Em junho de 1889, Van Gogh pintou o seu famoso quadro A Noite Estrelada no quarto do sanatório de Saint-Rémy, na Provença, perto da cidade francesa de Arles, onde o artista se internou voluntariamente devido aos seus ataques epilépticos. Este estado deplorável mergulhou-o ainda mais na depressão que o acompanhou durante toda a sua vida devido à sua doença mental.

A cena retrata a vista panorâmica que o pintor tinha da pequena janela do seu quarto, a sua única visão do mundo exterior. O interesse de Van Gogh pela noite, pelas estrelas e pelo luar não se limita a este quadro, pois pintou vários outros sobre temas semelhantes.

Na presente tela encontramos vários elementos simbólicos, como o cipreste escuro à esquerda, que alude à morte, em contraste com o céu luminoso e sugestivo, dotado de movimento, que forma o firmamento incomensurável; o destino final da Humanidade. Nas palavras do próprio Van Gogh: "Pela minha parte, nada sei ao certo, mas sei que contemplar as estrelas me faz sonhar: pergunto-me se os pontos brilhantes do céu não poderiam ser tão acessíveis como os pontos negros que salpicam o mapa de França. Tal como o comboio nos leva a Tarascon ou a Rouen, também a morte nos leva às estrelas".

As duas grandes espirais nebulosas entrelaçadas entre si poderiam muito bem sugerir a natureza turbulenta da atmosfera (a sua dinâmica), e seriam motivadas pelos seus problemas mentais, como mencionado acima. As estrelas que cobrem o céu são sobredimensionadas pelo artista, provavelmente para enfatizar a pequenez do homem em comparação com o cosmos.

Van Gogh realça e sobredimensiona o tamanho das estrelas para comparar a imensidão do universo com a pequenez dos seres humanos.

A lua, pintada numa cor laranja irreal que nos lembra mais o Sol do que o nosso satélite natural, está rodeada por uma auréola brilhante, tal como a estrela da manhã - Vénus - representada no horizonte junto ao cipreste, neste caso num branco intenso. O largo trajeto luminoso que percorre a linha do horizonte sugere o crepúsculo, com a aldeia em baixo mergulhada na escuridão.

Turbulência nos céus e nos campos

Os campos de trigo são um motivo recorrente nas pinturas que o artista realizou na fase final da sua vida. A terra cultivada e o trabalho dos camponeses foram o foco da sua atenção durante a sua estadia voluntária no asilo de Saint-Paul-de-Mausole, em Saint-Rémy. Os quadros que pintou a partir de lá, olhando pela janela, são a sua ligação com a natureza e o mundo rural.

Campo de trigo com ciprestes
Campo de trigo com ciprestes (1889) Vincent van Gogh © Metropolitan Museum of Art, Nueva York.

Van Gogh pintou três versões diferentes de Campo de trigo com ciprestes. A que acompanha estas linhas é a primeira delas e foi executada em finais de junho ou princípios de julho de 1899, alguns dias antes de pintar A Noite Estrelada. É provável que o artista tenha pintado a presente cena de verão ao ar livre, fora das quatro paredes da sua cela no manicómio.

Como escreveu numa carta ao seu irmão Theo, datada de 2 de julho de 1889: "Tenho uma tela de ciprestes com algumas espigas de trigo, algumas papoilas, um céu azul como um xadrez escocês (...) e um campo de trigo dourado, que representa o calor extremo, bastante intenso".

As formas sinuosas das nuvens que sulcam o céu são um dos elementos mais marcantes da pintura. Nesta atmosfera agitada e desordenada, podem distinguir-se espessas nuvens cúmulos, que se destacam pela sua brancura, em contraste com os tons azulados que dominam o resto do céu. Várias delas emergem sobre o contorno recortado dos Alpilles, montanhas da região da Provença, em França.

Paisagem desde Saint-Rémy
Paisagem desde Saint-Rémy (1889) Vincent van Gogh © Ny Glyptotek Carlsberg, Copenhague.

Outro exemplo notável de nuvens espessas e turbulentas encontra-se em Paisagem de Saint-Rémy (1889), que se encontra exposta no Ny Glyptotek Carlsberg em Copenhaga, Dinamarca (um museu que recomendo que visite se não o conhece). Nesta tela, além disso, as pinceladas soltas dão movimento à relva do campo que aparece em primeiro plano, que se agita de forma caótica, como vemos a acontecer quando o vento sopra, devido à irregularidade do mesmo e, em suma, ao seu carácter turbulento.

Duas das últimas obras do artista, pintadas pouco antes da sua morte em 1890, são Campo de Trigo sob um Céu Tempestuoso e Campo de Trigo com Corvos. O aspeto sombrio e dramático do céu em ambas as telas reflete o carácter atormentado, a tristeza e a profunda solidão que marcaram os últimos anos da vida deste génio da pintura.