
Svalbard é um grupo de ilhas remotas do Ártico, pertencente à Noruega. Para além de remoto, este local está cheio de factos curiosos. Conheça alguns aqui!
Svalbard é um grupo de ilhas remotas do Ártico, pertencente à Noruega. Para além de remoto, este local está cheio de factos curiosos. Conheça alguns aqui!
É certo e sabido que o sal dos oceanos tem uma grande influência não só para as correntes oceânicas, mas também para os ecossistemas marinhos. O que aconteceria se os oceanos não tivessem sal?
Já aqui falamos acerca da crise de salinidade messiniana que resultou no quase desaparecimento do Mediterrâneo, mas agora vamos perceber o que aconteceu para que este se voltasse a encher.
Durante o Paleozóico existia apenas um continente: a Pangeia. Esta começou a fragmentar-se durante o Triássico Superior, dando origem aos atuais continentes. Mas o que seria da Terra se esta não se tivesse fragmentado?
Este lago situado nas Ilhas Faroé é conhecido pela singularidade da sua posição, perto de um precipício no Atlântico que, do seu planalto rochoso, parece ter vista para o oceano.
A gravidez é um período de transformação, em que o corpo sofre rápidas adaptações fisiológicas. O que continua a ser um mistério é o que as mudanças hormonais provocadas pela gravidez fazem ao cérebro.
Saturno é conhecido pelo seu sistema de anéis e muitos reconhecem que os planetas Júpiter, Urano e Neptuno também têm este sistema. Mas será que a Terra alguma vez o teve?
A chuva está de volta a Portugal. Depois de deflagrarem vários incêndios a precipitação pode ser benéfica, apesar de também trazer alguns riscos. Veja onde vai chover no fim de semana.
O número de pessoas em todo o mundo que morrem diretamente devido à resistência aos antibióticos aumentará para 1,9 milhões, por ano, até 2050, de acordo com o estudo mais abrangente realizado até à data.
O Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS) monitoriza regularmente as variáveis atmosféricas que têm impacto na formação anual do buraco de ozono sobre o polo Sul e observou que o seu desenvolvimento começou mais tarde do que a média em 2024.
Num novo estudo, o astrofísico Paul Wiegert analisou a possibilidade de um asteroide mais pequeno atingir o Apophis e alterar a sua trajetória para uma rota de colisão com a Terra.
Os últimos dias têm registado aumentos graduais de temperatura em praticamente todo o território, com especial foco no norte e litoral do país. Como será a semana que se aproxima? Confira aqui!
Existem inúmeros estudos noutros países sobre os efeitos para a saúde da exposição a partículas com um diâmetro igual ou inferior a 10 micrómetros, mas pouca investigação foi realizada na Malásia.
Com machados, lanças, arcos e espadas, os cavaleiros europeus lutaram contra os temíveis caracóis medievais. Mas o que é que estes moluscos terrestres representam realmente? Saiba aqui!
A fotossíntese pode ocorrer na natureza mesmo com níveis de luz extremamente baixos, diz um estudo que investigou o desenvolvimento de microalgas do Ártico no final da noite polar.
O estado de tempo em Portugal tem sido de altos e baixos, principalmente no Norte. Depois de uns dias bastante nublados e com períodos de chuva, o cenário voltará a mudar.
Um novo estudo esclarece o papel vital que a mistura das águas do Atlântico e do Ártico desempenha na manutenção da Circulação de Capotamento Meridional do Atlântico (AMOC), que é crucial para regular o clima da Terra.
Depois da mudança meteorológica sentida na reta final da semana em Portugal continental, é esperada uma melhoria gradual no início da próxima, ainda que com algumas nuances. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas estão a deslocar e a reduzir as terras adequadas para o cultivo de alimentos e de madeira, colocando a produção destes dois recursos vitais em concorrência direta, segundo um novo estudo.
O setor espacial da Nova Zelândia tem vindo a desenvolver-se rapidamente desde que o primeiro foguetão descolou em 2017. Tudo isto pode ter implicações na poluição luminosa. Saiba mais aqui!