Um coletor de água do ar movido a energia solar desenvolvido por investigadores da KAUST pode extrair água fresca a um ritmo de 2 a 3 mm por dia durante os meses de verão.
Cindy Fernández
Comunicadora meteorológica - 145 artigosCindy Fernández é Bacharel em Ciências da Atmosfera, com especialização em Agrometeorologia na Universidade de Buenos Aires. Desde os primeiros anos da carreira em meteorologia, foi voluntária em diversas atividades de divulgação científica, dentro e fora da universidade.
Desde 2015 faz parte da equipe de Imprensa e Comunicação Cidadã do Serviço Meteorológico Nacional, onde se formou como comunicadora meteorológica. Além de porta-voz da organização, também faz parte do comitê editorial da Revista Meteoros e da equipe de redes sociais. Há mais de 5 anos está presente em diversos meios de comunicação e participa como meteorologista convidada em diferentes noticiários e programas.
Pela terceira temporada, participa como colunista no programa de divulgação científica ‘La Liga de la Ciencia’, da TV Pública, onde trata sobre temas relacionados a fenômenos meteorológicos e mudanças climáticas.
No início de 2019 se juntou à equipe de profissionais da Meteored Argentina, onde atua até hoje como redatora de notícias.
Artigos de Cindy Fernández
Fragmentos de um asteroide que foi atingido durante um teste de defesa da Terra há alguns anos poderiam entrar na atmosfera terrestre, de acordo com um novo estudo.
O fio que contém a parte da planta da batata – que normalmente é deitada fora – poderia ser uma alternativa sustentável ao algodão puro e reduzir a pegada ambiental da indústria da moda.
As praias do Japão estão em alerta máximo devido a ataques invulgares de golfinhos. Suspeita-se que um único indivíduo procura interação com humanos.
As sementes fossilizadas pertencem a uma espécie extinta de leguminosa e podem ajudar a explicar a evolução das florestas tropicais atuais no Sudeste Asiático e na Austrália.
A crise energética global e a crescente consciencialização para as alterações climáticas levaram a uma procura acelerada de soluções sustentáveis - e na Alemanha, a solução está na varanda.
Na urgência de reduzir a quantidade de gases com efeito de estufa na atmosfera, uma investigação descobriu um novo processo na madeira que torna as árvores muito mais eficientes na mitigação das alterações climáticas.
Uma explosão surpreendente e poderosa ocorreu no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. As autoridades garantem que não está relacionado com atividade vulcânica na área.
Nada melhor do que encerrar um espetáculo de astronomia do que com um dos fenómenos ópticos mais raros e mais bonitos de se ver. Foi o que aconteceu na República Checa.
Há mais de 5.000 anos as populações humanas no norte da Europa entraram em colapso. Grandes povoações foram abandonadas e a construção megalítica desapareceu. A causa disso era um mistério, mas o ADN trouxe respostas.
Para impedir a caça furtiva de animais, um novo projeto introduziu material radioativo nos chifres de 20 rinocerontes vivos. Veja mais detalhes sobre este projeto aqui.
A OMM atribuiu ao Freddy o título de furacão com a duração mais longa de que há registo na era moderna. Esta tempestade formou-se em fevereiro de 2023 e causou grandes perdas humanas e económicas nos países afetados.
Em algum momento de nossas vidas, todos nós fomos atormentados por um ataque repentino de soluços e sempre houve alguém que nos sugeria como livrarmo-nos dele. Mas qual é a melhor maneira de acabar com isso?
Poderá uma ideia tão simples como cobrir o Sara com painéis solares ser uma solução para as alterações climáticas? Um estudo avaliou as consequências de avançar com este projeto e as conclusões não foram animadoras.
Os Estados Unidos dizem que é possível que a Rússia viole o tratado do espaço exterior e carregue armas nucleares nas suas naves espaciais. O que aconteceria se estas armas fossem usadas fora da Terra?
Um turista que explorava uma das atrações naturais mais importantes da China descobriu que a cascata não era tão natural quanto parecia. Veja as informações aqui.
A barata alemã é a mais difundida no mundo e os humanos foram os grandes responsáveis pela sua propagação. Mas apesar do nome, os genomas revelaram que a sua origem não estava na Alemanha.
As pessoas idosas têm um odor particular que é transmitido às suas casas. Embora seja muitas vezes associado a uma falta de higiene, é de facto devido a processos completamente naturais que começam quando ainda somos jovens.
Uma expedição às águas mais meridionais descobriu a causa das ondas gigantes traiçoeiras (Rogue Waves), que ocorrem com mais frequência do que os cientistas pensavam.
Um estudo recente oferece esperança para aqueles que lutam contra o alcoolismo. Depois de parar de beber, o cérebro pode reparar a sua estrutura a um ritmo acelerado, especialmente durante o primeiro mês de abstinência.