Um vulcão submarino entrou em erupção em Iwo Jima no Japão e o resultado do seu material expelido pode ser uma nova ilha, a mais jovem do planeta. A ilha pode ter 200 metros de largura.
Amanda Souza
Meteorologista - 30 artigosAmanda Souza é uma profissional brasileira que assume o posto de redatora na Meteored Brasil. Meteorologista formada desde 2017 pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) traz para a equipa a sua experiência com a previsão do tempo de curto, médio e longo prazo. Na vida académica procurou aprimorar os seus conhecimentos em Meteorologia Sinótica, fez iniciação científica no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), tendo sido premiada no Congresso Nacional de Meteorologia com o trabalho “Caracterização de Sistemas Frontais em Latitudes Tropicais e Subtropicais da América do Sul”.
Na carreira foi além da sinótica e procurou maiores conhecimentos na agricultura, ou seja, como o tempo e o clima poderiam afetar positiva ou negativamente o produtor rural e as diversas culturas no país. Além de uma meteorologista analítica que a fez assumir o cargo de coordenadora da equipa de técnicos de previsão da Somar Meteorologia, Amanda mostrou ser uma grande comunicadora e pôde explorar a mídia através de emissoras nacionais importantes, onde levava boletins com a previsão do tempo na TV e no rádio diariamente.
Artigos de Amanda Souza
Que a NASA e outros órgãos governamentais e privados continuam na corrida para voos fora da Terra, isto toda a gente sabe. Mas já imaginou realizar um voo comercial supersónico aqui na Terra?
Tudo o que se move vai para algum lugar e com as galáxias não é diferente. Perceba qual é o grande atrator de milhares de galáxias, inclusive a Via Láctea, e para onde elas vão.
Os nossos genes são como heranças de gerações passadas, mas já imaginou herdar genes tão antigos como os de um hominídeo fantasma? Conheça a história dos africanos ocidentais.
Ainda em neutralidade climática, as águas do Oceano Pacífico continuam em aquecimento anómalo à espera do fenómeno El Niño que pode ser devastador para a Amazónia.
As tempestades de areia podem causar muitos estragos, dependendo da sua intensidade e região, e, para mitigar estes efeitos negativos, novos estudos reúnem passado e futuro. Perceba como isto funciona.
A escala de Turim é a mais usada na astronomia para medir o perigo de um impacto por meteoritos. Saiba como esta medição funciona e como é feita a classificação dos asteroides que mais oferecem perigo.
A diminuição e até mesmo a extinção de alguns insetos acende um alerta no mundo inteiro, isto porque a produção global de alimentos corre riscos. Saiba mais sobre o assunto.
Não só pelo turismo, mas os canais de Veneza que servem como ruas estão a secar devido à estiagem que a Itália enfrenta e acendem um alerta nos italianos que geralmente esperavam por notícias de inundações nesta época do ano.
O aquecimento global continua a ser um dos assuntos mais discutidos na ciência, pois os efeitos das altas temperaturas estão cada vez mais evidentes. No entanto, será que explodir a Lua para arrefecer o planeta funcionaria?
Com um aumento estimado de 10% a cada ano, a chamada poluição luminosa com o brilho noturno imenso causado pelas luzes humanas pode resultar na não visualização das estrelas.
Sabe-se que a luz do Sol viaja no vácuo do espaço com velocidade constante e também sem sofrer nenhuma alteração até chegar à Terra, mas sabe ou pelo menos imagina quanto tempo demora esta trajetória?
Cientistas estão a alertar sobre um risco debaixo do Oceano Pacífico. O alerta vai para a possibilidade de uma grande erupção vulcânica submarina. Entenda os verdadeiros riscos e o que se sabe.
Será mesmo possível ser imortal? É o que novas discussões científicas mostram sobre suspender a vida humana com técnicas de frio extremo. É-se congelado para reviver muito tempo depois. Teria coragem?
Um verdadeiro espetáculo no céu aconteceu após fenda registada no campo magnético da Terra. O resultado disso foi a formação de auroras boreais rosadas. Saiba mais aqui!
Como se não bastasse aparecer uma nova criatura, um verdadeiro “enxame” de triops surgiu num lago dos EUA. O animal com aparência pré-histórica surpreendeu turistas e cientistas. Saiba mais aqui!
A Ilha de Taiwan registou forte terramoto neste domingo (18). Os tremores provocaram danos como descarrilamento de comboios e desmoronamento de prédios, além de um alerta emitido por risco de tsunami. Saiba mais detalhes aqui!
Mesmo após ser desativado pela NASA em 2018, o telescópio Kepler, ajudou a Agência Espacial dos Estados Unidos a encontrar um novo exoplaneta do tamanho de Júpiter. Saiba como!
Pelo menos sete pessoas morreram e várias ficaram feridas após uma enorme pedra soltar-se de uma falésia em Capitólio, Minas Gerais. Este local turístico é muito frequentado por lanchas durante todo o ano.
Com o avanço da tecnologia e tantas novas descobertas científicas, os detritos espaciais deixados em órbita têm vindo a aumentar nos últimos anos. Tanto lixo à volta da Terra pode transformar a Humanidade em prisioneira.