
A partir de domingo, 11 de agosto, o tempo quente aliviará substancialmente. Contudo, os nossos mapas de referência já intuem novo episódio de calor extremo para a próxima semana. Saiba quando e que regiões seriam mais afetadas.
A partir de domingo, 11 de agosto, o tempo quente aliviará substancialmente. Contudo, os nossos mapas de referência já intuem novo episódio de calor extremo para a próxima semana. Saiba quando e que regiões seriam mais afetadas.
O aviso vermelho de calor extremo foi lançado pela primeira vez neste verão de 2024 em Portugal continental. Em plena canícula, as temperaturas escalaram de maneira acentuada em várias regiões, prevendo-se que as mais críticas sejam registadas nestes 2 distritos nos próximos dias.
A previsão de calor intenso em Portugal continental para os próximos dias desencadeou a ativação de aviso laranja em 5 distritos perante o risco de persistência de valores muito elevados da temperatura máxima. Também haverá poeiras e trovoadas isoladas.
Além do risco moderado a significativo de calor intenso que perdurará, pelo menos, até sexta-feira (9), também se vislumbra a possibilidade de trovoadas isoladas nalgumas zonas de Portugal continental. Não perca a previsão do tempo para os próximos dias.
Das fortes trovoadas da reta final de julho à perspetiva de calor intenso no primeiro decêndio de agosto, o modelo de referência da Meteored atualiza as suas previsões para o resto do mês de agosto e parece que poderão ser registadas algumas surpresas.
Nos próximos dias o calor vai intensificar-se em praticamente todo o território nacional, deixando temperaturas superiores a 40 ºC nalgumas regiões. Noutras, a nortada intensa e as trovoadas ganharão destaque. Eis a previsão do tempo em Portugal esta semana.
A próxima semana será muito quente em quase todo o território nacional, com temperaturas localmente superiores a 40 ºC. Não se vislumbram grandes episódios de instabilidade atmosférica, porém haverá risco de trovoada vespertina nestas regiões de Portugal.
O mês de agosto será marcado por eventos astronómicos incríveis. Da chuva de meteoros mais popular do ano à convergência de dois objetos celestes fáceis de observar, saiba o que o fabuloso firmamento noturno lhe reserva para as próximas semanas.
Este fim de semana será marcado pela intensificação do calor, com algumas zonas de Portugal continental a rondarem os 40 ºC. Porém, na próxima semana vislumbra-se a possibilidade de afirmação de um episódio de tempo quente, ainda mais intenso e generalizado.
Nos próximos dias o calor e a estabilidade ganharão terreno, mas não sem antes as temperaturas registarem uma pequena descida. Este fim de semana o tempo seco e soalheiro será dominante em Portugal e estas serão as regiões mais quentes.Última hora do perito Alfredo Graça sobre o fim da canícula: alguma "perturbação" poderá alterar os dias de tempo quenteAmanhã ainda haverá poeiras e risco de trovoadas, mas os 40 ºC regressarão a estas zonas de Portugal nos próximos dias
Estamos a escassas horas de agosto, o mês de férias por excelência em Portugal, cuja primeira quinzena coincide com a segunda parte da canícula: será que se prevê uma mudança radical do tempo no nosso país?
Após um frenético início de semana, com aguaceiros, granizo e trovoada em Portugal continental, estarão os 40 ºC de regresso? Não perca a previsão do tempo e saiba o que esperar do calor na sua região.
Após o episódio de temperaturas muito elevadas dos últimos dias, o modelo de referência da Meteored atualizou a sua previsão para o mês de agosto em Portugal, e parece que poderão ser registadas algumas alterações.
Ao longo dos próximos dias o calor permanecerá em Portugal continental, mas as temperaturas elevadas sofrerão um alívio substancial, sobretudo no litoral. Porém, a partir de domingo espera-se uma intrusão de poeiras do Saara e o possível regresso de aguaceiros e trovoadas.
Portugal continental está hoje em aviso laranja devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, mas o calor extremo aliviará substancialmente nos próximos dias. Mesmo assim, a partir de domingo prevê-se nova subida das temperaturas e quiçá o regresso de aguaceiros e trovoadas.
Portugal está neste momento em aviso laranja devido à persistência de valores muito elevados das temperaturas máximas. Neste artigo explicamos-lhe os critérios usados para a classificação de uma onda de calor, as suas causas, efeitos na saúde humana e medidas de proteção.
Ontem arrancou em Portugal um episódio de temperaturas muito elevadas, que atingirá o seu pico entre hoje e amanhã. Em várias regiões as temperaturas irão ultrapassar os 40 ºC e haverá noites tropicais ou tórridas.
Nos próximos dias o “forno ibérico” estará ativo, dando origem a um novo episódio de temperaturas elevadas, desta feita a estender-se a todo o país. O calor intensificar-se-á também no arquipélago da Madeira.
A nova semana arrancará com uma dinâmica totalmente estival: o calor intensificará em todo o país e em várias regiões as máximas irão atingir e ultrapassar os 40 ºC. Além disto, preveem-se noites tropicais.
As nuvens mammatus, famosas pelo seu formato, foram captadas na passada sexta-feira, 19 de julho em Shandong, leste da China. O fenómeno natural, já de si deslumbrante, adquiriu contornos de maior espetacularidade por ter sido registado ao pôr do sol.