Dentro de poucas horas, o inverno climatológico em Portugal irá arrancar. O modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas tendências para o próximo trimestre: estão previstas temperaturas muito frias, chuva e nevões?
Dentro de poucas horas, o inverno climatológico em Portugal irá arrancar. O modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas tendências para o próximo trimestre: estão previstas temperaturas muito frias, chuva e nevões?
A Serra da Estrela é a maior montanha de Portugal continental, possui 1993 metros de altitude e abrange localidades dos distritos da Guarda e Castelo Branco. A única estância de esqui portuguesa situa-se aqui. Saiba porque é que é perfeita para os amantes da neve!
Para o resto da semana prevalecerá um estado do tempo dominado pelo anticiclone, apesar da frente prevista para esta sexta-feira. No entanto, as condições meteorológicas serão propícias à subida dos níveis de poluentes nas principais cidades portuguesas.
Para os próximos dias em Portugal continental prevê-se uma variabilidade de estados do tempo. Embora o anticiclone prevaleça, haverá dias em que frentes associadas a depressões deixarão chuva nalgumas regiões. Além disto, espera-se nova intrusão de poeiras do Saara. Saiba mais na previsão!
Em novembro houve alguns temporais e depressões em Portugal, sendo expectável que a seca se tenha desagravado nas regiões mais meridionais, apesar dos estragos causados por inundações e outro tipo de ocorrências. Eis a probabilidade de haver muito frio, chuva ou até mesmo neve em dezembro.
Para os próximos dias prevê-se um estado do tempo muito variável em Portugal, com uma montanha russa das temperaturas e um possível bloqueio em ómega que poderá trazer uma nova mudança meteorológica. Saiba a partir de quando.
A depressão Bert tão depressa chegará, como desaparecerá em Portugal continental. Entretanto, iniciará um período de estabilidade meteorológica, marcado por fortes contrastes térmicos. A chuva estará ausente uns dias, mas poderá regressar já na próxima sexta-feira, 29 de novembro.
A partir deste domingo (24) o ciclone-bomba Bert provocará um grande temporal em Portugal continental e Madeira, embora não nos atinja diretamente. Saiba em que regiões a chuva, o vento e a agitação marítima terão mais impacto nas próximas horas e dias.
Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde por conta das propriedades que possuem, as sementes de chia também acarretam malefícios para certos grupos de risco. Saiba aqui quais.
Um anticiclone nas latitudes altas, situado sobre a Europa, impedirá a passagem das típicas depressões atlânticas, levando à formação de nevoeiro. Porém, mais tarde, poderão ser gerados outros cenários meteorológicos com circulação irregular de tempestades.
Hoje e nos próximos dias será notícia em Portugal, Irlanda, Reino Unido e outros países europeus o ciclone-bomba Bert. Esta tempestade, nascida de uma ciclogénese explosiva, passará longe da nossa geografia, mas produzirá fenómenos meteorológicos adversos em várias regiões portuguesas. Saiba mais na previsão!
Este fim de semana ocorrerá uma ciclogénese explosiva ou ciclone-bomba no Atlântico, dando origem a uma tempestade muito cavada que foi nomeada de Bert pelo serviço meteorológico irlandês. Saiba os efeitos esperados em Portugal.
A Depressão Caetano já está a condicionar o tempo em Portugal continental. De quinta (21) para sexta (22) prevê-se o período mais adverso da passagem de uma frente fria associada à referida tempestade. Saiba em que regiões se prevê chuva, vento forte e agitação marítima.
A partir desta quarta-feira, Caetano, a terceira depressão de grande impacto da temporada 2024/2025, deixará chuva, vento intenso e agitação marítima em Portugal. Saiba as regiões mais afetadas e as horas mais críticas do temporal na nossa previsão!
Ao longo desta semana a corrente de jato polar irá tornar-se mais forte na nossa latitude, dirigindo para Portugal continental várias depressões e as suas frentes associadas. Nalgumas zonas preveem-se mais de 50 mm de precipitação acumulada. Saiba mais na nossa previsão!
A depressão não trouxe apenas chuva forte, vento e trovoada a Portugal, mas também uma intrusão de poeiras do Saara. Saiba até quando, quais os seus efeitos e quais as regiões com "má" qualidade do ar no início da próxima semana.
Uma depressão isolada em altitude, também conhecida como gota fria, despejou chuva localmente forte na região do Algarve, provocando inundações e estragos em várias vilas e cidades. Albufeira, Moncarapacho, Silves e Faro foram as mais atingidas. Eis as imagens impressionantes do temporal.
A gota fria situada a sudoeste de Portugal continental poderá deixar vários fenómenos meteorológicos adversos nas próximas horas e dias. Aviso amarelo ativo em 5 distritos do Continente e Região Autónoma da Madeira. Saiba quando serão as horas mais críticas.
Gota fria e ar polar provocam mudança de tempo em Portugal continental e levam à ativação de aviso amarelo em 6 distritos. Para as próximas horas e dias prevê-se chuva forte e possibilidade de neve, trovoada e granizo.
Uma gota fria chegará em breve a Portugal e provocará chuva, por vezes forte, no Algarve e noutras regiões. Também se prevê granizo e trovoada. Eis os distritos potencialmente mais afetados e o período mais crítico da passagem da depressão.