Fim de semana da Páscoa 2025: eis o período mais crítico de chuva, neve, vento e agitação marítima em Portugal

O tempo em Portugal continental continua muito condicionado por uma frente fria de forte atividade e pelo ar polar. Chuva, vento, neve e agitação marítima vão continuar neste fim de semana de Páscoa 2025. Eis as zonas mais afetadas e as horas mais críticas do temporal!
A Meteored avançou com praticamente uma semana de antecedência a previsão do temporal desta Sexta-feira Santa, 18 de abril, em Portugal continental. Tudo se deve a uma vasta frente fria de forte atividade, associada a uma tempestade atlântica cujo centro se situava nas proximidades das Ilhas Britânicas e que está em deslocação gradual para sul/sueste, até se posicionar sobre o Golfo da Biscaia.
Além da frente fria, uma massa de ar polar 'embebida' nesta circulação atmosférica, provocou uma descida das temperaturas. A combinação em altitude da precipitação com o ar frio trouxe e continuará a trazer neve às principais montanhas e localidades do Norte e Centro de Portugal continental entre hoje (18) e o próximo Domingo de Páscoa, 20 de abril.
Aviso laranja de neve nos distritos de Guarda e Castelo Branco, mas também nevará noutras zonas
Até às 06:00 da manhã do próximo Domingo de Páscoa, 20 de abril, os distritos de Guarda e Castelo Branco, principalmente por causa da Serra da Estrela, mas também por algumas outras montanhas nas proximidades, estão sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve. Os distritos de Viseu e Aveiro também estão sob aviso amarelo de neve.
Nas montanhas da Região Norte, como a Peneda, Soajo, Amarela, Gerês, Alvão, Marão, Montemuro, Larouco, Cabreira, entre outras, também se prevê alguma acumulação nestes próximos dias embora seja em quantidades substancialmente inferiores (a rondar os 10 cm). Daí que os distritos a que estas montanhas pertencem - Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Bragança - já estejam sob aviso amarelo de neve.

Quanto à chuva, prevê-se que a mesma seja abundante devido à passagem de outros e sucessivos sistemas frontais, especialmente no Sábado de Aleluia, 19 de abril. No Domingo de Páscoa (20) a precipitação terá tendência a abrandar, a ser menos frequente e menos intensa, e os períodos de chuva passarão principalmente a regime de aguaceiros, sobretudo de tarde.
As regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e entre estas aquelas que se localizam a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu) serão as mais regadas pelos sistemas frontais.
Isto acontecerá pois os mesmos descreverão a típica trajetória de noroeste para sudeste, com a orografia da referida cadeia montanhosa a desempenhar um papel crucial na maior quantidade de nuvens e precipitação contidas no Noroeste de Portugal continental.

Nalgumas ocasiões, e especialmente no Norte e Centro - dado que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a precipitação não será tão provável, forte e frequente - a chuva poderá expressar-se localmente sob a forma de granizo e ser acompanhada de trovoada.
Para amanhã - Sábado de Aleluia (19) prevê-se um arrefecimento do tempo, com a temperatura máxima a variar entre 7 e 19 °C e a temperatura mínima entre 2 e 13 °C. Nas serras do Norte e Centro as temperaturas estarão próximas aos 0 ºC. Do Sábado de Aleluia (19) para o Domingo de Páscoa, 20 de abril, espera-se uma subida entre 2 e 4 ºC da temperatura máxima.
Vento e agitação marítima também provocarão aviso amarelo e laranja nestas zonas
O vento vai soprar com cada vez mais força no litoral oeste e nas terras altas neste Sábado de Aleluia (19), continuando intenso até ao final da manhã do Domingo de Páscoa (20). Neste período soprará com rajadas até 70 km/h no litoral Oeste, prevendo-se rajadas até 80/85 km/h, quer no litoral quer nas terras altas destes distritos nortenhos: Viana do Castelo, Braga e Porto.

No que diz respeito à agitação marítima, prevê-se que a ondulação de noroeste atinja 4 a 5 metros de altura significativa na faixa costeira ocidental. Poderão atingir 5 a 6 metros de altura significativa a norte do Cabo Raso no Sábado (19) e Domingo de Ressurreição ou da Páscoa (20).
Amanhã - Sábado, 19 de abril - os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso laranja de agitação marítima. No dia 20 de abril - Domingo de Páscoa - toda a faixa costeira ocidental e meridional estará sob aviso de agitação marítima.
Tempo instável e algo húmido deverá persistir ainda na Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril
Até à Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril, inclusive, é expectável a ocorrência de chuva em todo o território do Continente, sendo, como já foi explicado aqui na Meteored, mais frequente e abundante - grosso modo - nas Regiões Norte e Centro.