Terceira semana de agosto: irá o calor dar tréguas?

Depois de um fim de semana em que o calor intenso se está a fazer sentir um pouco por todo o país, será que a semana que agora começa manterá o mesmo padrão? Ou poderemos estar a caminhar para mais uma “pausa” no verão? Confira aqui a previsão!

Praia com aves e nevoeiro.
Em pleno mês de agosto, esta é uma possível imagem do início do dia em algumas praias do nosso pais, em especial a Norte do Cabo da Roca.

As previsões confirmaram-se e durante o fim de semana, este episódio de calor significativo, foi responsável pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir em praticamente todo o território continental. Durante o dia de hoje, o mercúrio vai subir acima dos 30°C em praticamente todas as capitais de distrito, excetuando Viana do Castelo (24°C), Porto (26°C), Aveiro (24°C) e Leiria (28°C).

Será o fim da semana, o presságio para uma ligeira pausa no calor tórrido?

No litoral ocidental, a Norte do Cabo da Roca, o dia vai iniciar-se com nevoeiro ou neblina, que se dissipará ao início da tarde. O vento será fraco a moderado do quadrante Oeste, durante a manhã, sendo que durante a tarde poderá soprar moderado a forte no Litoral Oeste e nas terras altas.

Previsão.
A previsão ECMWF para este domingo mostra as temperaturas elevadas no Sul do país e da Península Ibérica.

Semana inicia quente

O início da semana vai ser marcado pela continuidade do padrão que se verificou durante o fim de semana: tempo quente e seco, com especial incidência no Sul do país e no interior Norte e Centro. Contudo, no litoral Ocidental, é expectável uma ligeira descida da temperatura máxima. O vento vai soprar fraco, do quadrante Norte, durante a manhã, sendo que da parte da tarde é expectável que aumente a sua velocidade. Estão previstos 27°C para Lisboa, 26°C para Leiria e para o Porto e 24°C para Viana do Castelo.

Para os territórios insulares, o Arquipélago da Madeira vai continuar a registar temperaturas “comuns” para a corrente estação do ano, com o Funchal a poder contar com 27°C de máxima. Já a Região Autónoma dos Açores pode contar com chuva em todas as ilhas, com especial incidência nos Grupos Central e Oriental.

Para terça-feira vai manter-se o tempo quente, no entanto algumas capitais de distrito do interior apresentam já uma marcada tendência de descida. As cidades de Guarda e Bragança vão atingir os 28°C e 29°C de temperatura máxima, respetivamente. O céu vai estar geralmente limpo e vento vai soprar fraco durante a manhã, aumentando de intensidade à medida que o dia vai avançando.

Com o fim de semana, tendência de descida

À medida que a semana vai avançando, nomeadamente de quarta-feira em diante, as temperaturas máximas em Portugal continental vão descer de forma generalizada. O interior, tanto o Norte, como o Centro e o Sul continuam a registar temperaturas bem acima dos 30°C (Castelo Branco com 35°C, Portalegre e Évora com 34°C e Beja com 35°C são bons exemplos), no entanto, Faro e Bragança com 29°C, Guarda com 27°C e o Minho litoral abaixo dos 25°C atestam esta tendência.

Para o dia de quinta-feira é expectável alguma nebulosidade ao início da manhã, em particular no Norte do país. As temperaturas vão manter-se nos mesmos valores no interior, acima dos 30°C, mas no litoral vão continuar a descer, sendo previsível que as cidades de Leiria e Porto não superem os 23°C de temperatura máxima, sendo que Leiria e Coimbra podem mesmo registar temperaturas mínimas na ordem dos 10°C.

Já para sexta-feira, a tendência é a mesma: temperaturas bem mais amenas no litoral, em especial no litoral a Norte do Cabo da Roca. Pode ocorrer alguma neblina ou nevoeiro matinal no litoral entre Setúbal e Viana do Castelo. As temperaturas máximas no interior Centro e Sul continuarão acima dos 30°C, mas o mesmo não se pode esperar para o interior Norte onde já terão caído para valores abaixo desta marca.

Os territórios insulares terão um final de semana também atípico, já que a chuva far-se-á sentir em todas as ilhas do Açores, com especial incidência no Grupo Central. Já o Arquipélago da Madeira parece seguir a tendência do continente: depois de uma quarta-feira solarenga, a partir de quinta-feira e especialmente na sexta-feira é de esperar uma ligeira descida da temperatura máxima e a presença de mais nebulosidade, tanto na costa Norte como na costa Sul da Ilha da Madeira.

Será o fim da semana, o presságio para uma ligeira pausa no calor tórrido?