Temporal de grande magnitude pode atingir Portugal no dia de Ano Novo

Tem planos ao ar livre para a Passagem de Ano? Atenção, poderá ter de alterá-los. Últimos dias de 2022 serão chuvosos, mas é sobretudo no Dia de Ano Novo que poderá “eclodir” em Portugal continental um temporal de grande magnitude. Consulte a previsão!

tempo; Ano Novo; Portugal; chuva; meteorologia
Prevê-se uma passagem de ano e dia de Ano Novo muito chuvoso. Em que regiões de Portugal continental poderá chover mais?

Esta quarta-feira (28) já começou a chover na Região Norte de Portugal continental, com mais intensidade na fachada atlântica que compõe o Noroeste, normalmente bastante ameno, mas sempre muito húmido e chuvoso. Nos restantes pontos do país, do sul do Mondego ao Alto Alentejo e desde leste do Marão até à Serra da Estrela, esteve céu parcialmente nublado ou até com chuva ou aguaceiros fracos. O ambiente térmico percebe-se ameno, com valores de temperatura substancialmente elevados para a estação do ano e o vento sopra de Sul ou Sudoeste.

Para quinta-feira (29), antecipa-se intensificação da frente atlântica que deixará chuva em mais regiões de Portugal continental. Prevê-se precipitação abundante e persistente, tanto na Região Norte, como na Região Centro até ao Mondego. A sul do Mondego a chuva deverá cair em menor quantidade, apesar de períodos de céu muito nublado. Da Área Metropolitana de Lisboa para sul, prevê-se aguaceiros fracos, nuvens e abertas, sendo que no Baixo Alentejo e Algarve, a probabilidade de chuva é reduzida. O vento de Sul/Sudoeste, soprará moderado a forte, estando a este fluxo diretamente conectada a chegada da precipitação.

Na sexta-feira (30) deverá ocorrer um substancial abrandamento da chuva à medida que a frente se for deslocando de oeste para leste da Península Ibérica. Mesmo assim, no Minho, em pontos do Alto Tâmega e Douro, Viseu Dão-Lafões, Área Metropolitana do Porto e Região de Aveiro, a chuva poderá ser moderada e persistente. Nas restantes regiões do país espera-se, em geral, céu nublado ou pouco nublado, com boas abertas e eventualmente, numa ou noutra área da Região Centro alguns aguaceiros fracos e irregulares. A temperatura deverá registar uma pequena subida nesse dia.

Um temporal em Portugal nas primeiras horas do Ano Novo?

Para sábado (31), o panorama meteorológico será maioritariamente nublado, ameno e muito chuvoso, mas apenas na Região Norte de Portugal continental – sobretudo na fachada atlântica – e em alguns pontos do litoral da Região Centro. No resto do país o céu estará essencialmente dominado por períodos nublados e soalheiros. As últimas horas da noite de sábado (31) e as primeiras horas da madrugada de Ano Novo serão chuvosas em boa parte do país.

De acordo com as acumulações atualmente previstas pelo modelo Europeu, o temporal será de grande magnitude, gerando entre 100 a mais de 300 mm para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu!

A partir da meia-noite de domingo, 1 de janeiro de 2023, prevê-se um tremendo temporal de chuva abundante e vento forte em dois terços do país que durará o dia inteiro. Tudo se poderá dever a uma frente estacionária – muito longa, ampla e robusta – derivada de uma depressão situada a noroeste da Península Ibérica, regará Portugal continental “com fartura” do norte até ao Alentejo Central. A sul de Évora pouco deverá chover.

Para as localidades destes distritos, e também em outras zonas da Região Centro, haverá risco de cheias e inundações repentinas, não só em áreas com solos imensamente saturados pelas fortes chuvadas das últimas semanas, como também em áreas historicamente vulneráveis e onde a impermeabilidade é elevada. Haverá também risco de deslizamentos de terras ou de vertentes. Recomenda-se muita precaução na condução rodoviária. Atenção também ao vendaval previsto nas Regiões Norte e Centro, sobretudo para o Minho, onde as rajadas máximas poderão ultrapassar os 90 km/h!

As boas-vindas ao Ano Novo de 2023 na nossa geografia serão dadas com temperatura máxima anormalmente elevada para a época do ano, com valores, em geral, superiores a 15 ºC, e até perto dos 20 ºC entre Santarém e Algarve. No geral, a temperatura mínima deverá ser igual ou superior a 10 ºC, e só apenas em locais do interior Norte e Centro deverá registar valores inferiores a este limite.

E nos Açores e na Madeira?

Nos Açores o tempo estará relativamente ameno, embora nalgumas ilhas até com mais frescura do que é habitual. Estão previstos aguaceiros fracos quase diariamente, períodos nublados e abertas durante praticamente toda a semana, incluindo o dia de Ano Novo (1). Exceção para sexta-feira (30), quando poderá chover de maneira abundante e intensa, sobretudo nos Grupos Central e Oriental. Para dia 1 prevê-se temperatura mínima de 11 ºC e máxima de 14 ºC em Ponta Delgada.

Para a Madeira prevê-se céu limpo ou pouco nublado na quinta (29), chuviscos na sexta (30) mas com céu predominantemente pouco nublado ou sol. No sábado (31) espera-se um acentuar da nebulosidade, com possibilidade de aguaceiros fracos, além das nuvens e períodos soalheiros. Para o dia de Ano Novo (1 de janeiro) prevê-se chuva fraca a moderada, pontualmente forte nalguns pontos da ilha. Também aqui poderão ocorrer inundações. A temperatura máxima prevista para o Funchal no dia de Ano Novo é 20 ºC e a mínima é 16 ºC.