Tempo vai continuar quente e seco, alguns locais superam os 30 ºC!

Calor e ausência de precipitação são os principais protagonistas do tempo esta semana em Portugal continental, onde algumas localidades superarão os 30 ºC em pleno outono. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 07 Out. 2019 - 11:23 UTC


Esta semana terá tempo seco e quente em Portugal continental. Várias localidades alentejanas com temperatura máxima acima dos 30 ºC.


Os primeiros dias do mês de outubro têm sido algo atípicos na medida em que, apesar de já estarmos numa época do ano (outono) - tipicamente com chuvas torrenciais e arrefecimento do tempo, com o frio a imperar - temos assistido precisamente ao contrário.

O tempo tem estado estável, com temperaturas acima da média quando comparadas com os valores de referência, refletindo-se em dias mais quentes que o costume, onde o calor prolifera e se sente uma ‘espécie de prolongamento’ do verão. A agravar a situação, a chuva tem estado constantemente ausente dos céus portugueses, resultado duma sólida estabilidade anticiclónica a oeste de Portugal continental e da circulação de frentes frias ter rumado para latitudes mais setentrionais, a que se soma também um núcleo depressionário de reduzida dimensão no norte de África.

Isto traduz-se nalguma nebulosidade e subida das temperaturas, nalgumas localidades, acima dos 30 ºC! Aliás, no resto da Europa (exceto Portugal e Espanha), assiste-se à descida arrepiante das temperaturas e à descarga de chuva típica do outono. O mapa das precipitações é ‘assustador’ para os países ibéricos, dado que pelo menos nos próximos 5-6 dias não se irá gerar precipitação digna desse nome em solo português.

Modelo Europeu indica chegada da chuva apenas no sábado

O modelo ECMWF estima que a chuva só deverá chegar no próximo sábado. Nas próximas atualizações veremos se esta tendência se confirma. A seca meteorológica tenderá a agravar-se se as precipitações continuarem a não aparecer. Para hoje e amanhã, destaca-se a nebulosidade. Céu com períodos nublados no Norte e no Centro, manhãs com muito nevoeiro e tardes com predomínio do sol. No Sul o céu estará pouco nublado.

As temperaturas mantêm-se algo elevadas para a época, com 34 ºC de máxima no Alentejo (Beja), 27ºC em algumas localidades do litoral Centro como Coimbra e Lisboa, 24 ºC na maioria dos pontos do litoral Norte e a variar entre os 25 ºC no interior Norte (Guarda) e os 33 ºC na Beira Baixa (Castelo Branco). Hoje teremos Vento Norte, aumentando de intensidade ao longo do dia. Já amanhã, soprará mais forte mas de Noroeste.

Quarta e quinta-feira, dias ventosos e de céu limpo

A partir de quarta-feira o panorama meteorológico muda ligeiramente. A dissipação duma débil frente fria que deixará meros chuviscos entre hoje e amanhã, cerca de 2 l/m2, em localidades fronteiriças do Norte de Portugal, a situação atmosférica mais importante nos primeiros três dias da semana é o vento intenso deixado por este frágil sistema frontal. Vento moderado a forte de Noroeste, rodando depois para sudoeste com rajadas de 50 a 60 km/h. No dia 9, o céu estará quase limpo exceto no interior Norte. O tempo arrefecerá ligeiramente, verificando-se descida das máximas.

Na quinta-feira (10), assistiremos a céu limpo em todo o país, resultado duma estabilidade impressionante. Será também um dos dias mais quentes da semana, com máxima de 25 ºC no Porto e 31 ºC em Santarém. Em Faro não passará dos 26 ºC, no litoral Centro (Coimbra) e na capital Lisboa terá 29 ºC e 27 ºC respetivamente, e em Trás os Montes não passará dos 25 ºC. A manga curta é para manter esta semana!

Publicidade