Tempo no fim de semana será ameno, estável e soalheiro

A chuva parece mesmo não fazer parte do menu meteorológico para os primeiros dias de outubro e este fim de semana não será exceção. Muitas nuvens é certo, mas também bastante sol. Onde fará mais calor? Contamos-lhe aqui na previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 04 Out. 2019 - 18:15 UTC


Primeiro fim de semana de outubro terá tempo ameno, soalheiro e estável, mas com algumas nuvens na generalidade do território português.


Após uma semana que arrancou com chuva fraca e períodos de céu nublado a predominar na generalidade dos dias em Portugal continental, o primeiro fim de semana de outubro não se augura muito diferente, fortalecendo a situação meteorológica prevista e já por nós mencionada previamente, de que outubro será tendencialmente seco, com escassa precipitação, baixos níveis de humidade e temperaturas acima da média em todo o país.

De momento, com base na leitura sinótica do modelo ECMWF, há um anticiclone algo enfraquecido, com pouca pujança na distribuição das isóbaras e do seu núcleo de altas pressões, posicionado geograficamente a oeste de Portugal continental que continuará a contribuir para uma situação meteorológica razoavelmente estável. Assim, antecipam-se dias marcados por períodos de céu nublado a alternar com dias com menor nebulosidade, com espaço para abertas e muito sol. Prevê-se também arrefecimento suave do tempo, devido à ligeira descida das temperaturas, especialmente no litoral.

Para sábado (5), feriado que celebra a Implantação da República, o tempo será caracterizado pela suave descida da temperatura, contando com centro de altas pressões e um fluxo de noroeste, que em simultâneo com a injeção de massas de ar subtropicais, contribuirá para tempo estável, algo nublado mas seco (sem chuva), e oscilação reduzida da temperatura e da sensação térmica. Na generalidade dos territórios que compõem a região Norte, o dia vai começar com nebulosidade baixa e névoas matinais densas, com maior preponderância no litoral mas a estender-se também para algumas localidades do interior. Nos restantes pontos geográficos portugueses, o céu terá lugar para neblinas dispersas.

Pela tarde, a nebulosidade dissipar-se-á progressivamente dando azo a períodos de sol que propiciará a passeios ao ar livre e outras atividades no exterior. Quanto ao vento, soprará predominantemente de Noroeste, fraco, por vezes moderado. No Algarve soprarão nortadas, e em algumas localidades transmontanas e noutras do Alto Alentejo o vento terá rumos para Este.

Nas áreas declivosas, com maior altitude e maior exposição hipsométrica (relevo) poderá gerar-se a ocorrência de vento moderado no litoral sudoeste ou em territórios montanhosos. As temperaturas serão amenas, contribuindo para tempo fresco de madrugada mas consideravelmente agradável durante o dia.

No domingo a temperatura volta a subir

No domingo (6) teremos céu pouco nublado, com grande parte da névoa já desaparecida, e somente assistiremos à presença de nuvens médias e altas, com algum nevoeiro matinal no litoral Oeste. O termómetro voltará a registar mudanças, prevendo-se que assinale uma ligeira subida das temperaturas em todo o país. O calor será notado em todo o país. Assim, a temperatura máxima será de 22 ºC no distrito do Porto, 25 ºC em Vila Real, 26 ºC em Lisboa, 30 ºC em Castelo Branco, 31 ºC no distrito de Beja e 24 ºC em Faro.

Em geral, teremos um fim de semana de tempo seco, acompanhado de alguma nebulosidade e com a manutenção de temperaturas acima da média, com valores superiores aos registos de referência para a época do ano. Aproveite para desfrutar do outono ameno enquanto é possível!

Publicidade