Fim de semana fresco, com mais chuva e trovoada a caminho!

Hoje e amanhã o tempo adverso atingirá o seu auge, com chuva forte, trovoada e possível queda de granizo, um pouco por todo o país. Há risco de inundações locais. Depois, a chuva continuará sem dar tréguas. Confira a previsão para o fim de semana!

trovoada; chuva; aguaceiro; montanha
O risco de trovoada mantém-se nos próximos dias. Nalgumas áreas os aguaceiros poderão ser fortes e originar pequenas inundações localizadas.

A semana tem sido marcada por condições meteorológicas adversas que se traduziram em ocorrências indesejadas. A chuva torrencial e a queda de granizo foram, por exemplo, muito prejudiciais para municípios do interior português. Abaixo destacamos o que vai acontecer nos próximos dias. Será que as tempestades vão continuar?

Hoje e amanhã a instabilidade acentua-se

Hoje já está a ser percetível a intensificação do tempo severo. Com a passagem de outra bolsa de ar frio em altitude, teremos até às 21h aguaceiros ou períodos de chuva forte, acompanhados por vezes de trovoada e granizo, que poderão gerar problemas à escala local, tais como inundações, queda de árvores ou destruição de culturas agrícolas. Isto será mais notório na região do Minho, mas também em pontos de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Interior e do Douro Litoral. Confira aqui os avisos para não perder todas as atualizações.

Também o Alentejo (Portalegre, Évora, Beja) não escapará ao tempo adverso. Desde as 15h e até ao início da noite, os aguaceiros fortes, ocasionalmente acompanhados por trovoadas chegarão até esta região do país. Nos restantes territórios, os aguaceiros serão mais dispersos e irregulares.

Sexta-feira (18) registar-se-á um cenário meteorológico muito semelhante, com a única diferença de que a norte do Cabo Mondego, as intempéries vão aumentar de tom. Toda a região Norte será particularmente atingida por períodos de chuva, em ocasiões sob regime de aguaceiros e com atividade elétrica intensa. De momento, o ECMWF destaca Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu e Coimbra. A queda de granizo será mais provável no extremo noroeste do país, em específico no Minho. Não se descarta que possa pontualmente ocorrer noutras áreas do interior do país.

A precipitação de fraca a moderada intensidade distribuir-se-á todo o país, embora com menos probabilidade e duração quanto mais para sul. Os períodos de céu nublado estarão presentes em todo o país. Nos Açores o céu estará parcialmente encoberto, exceto no Grupo Oriental onde estará muito nublado e podem ocorrer chuviscos residuais. Na Madeira, o tempo parcialmente nublado e com fraca probabilidade de chuva, terá tendência a melhorar ao longo do fim de semana, com o céu limpo e o ambiente soalheiro a tomarem as rédeas.

Atenção também à descida generalizada das temperaturas, mais evidente no litoral e interior Norte. O vento assumirá direções variáveis e soprará com rajadas mais fortes onde surgirem núcleos de tempestade.

Fim de semana mais fresco e com mais chuva

Este sábado (19) a chuva vai continuar, porém, a atividade elétrica vai diminuir consideravelmente, esperando-se células de trovoada apenas para os distritos de Bragança e Vila Real, e ocasionalmente, no interior Centro do país. A precipitação surgirá pela manhã, sendo mais intensa entre o início e final da tarde, tendendo a diminuir de intensidade com o decorrer das horas. Cairá em praticamente todo o país, inclusive o Alentejo e o Algarve. Será mais intensa no interior dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.

As temperaturas descerão de novo, sobretudo nas regiões Norte e Centro, com máxima de 19 ºC no Porto, 16 ºC na Guarda e 20 ºC em Lisboa. Em Faro prevê-se 23 ºC. O vento soprará moderado a forte numa grande parte do território, com as nortadas em grande destaque, especialmente na vertente atlântica.

No domingo uma nova frente fria entrará pelo país adentro, deixando uma nova vaga de precipitação moderada a forte, sobretudo no Norte e Centro do país.

No domingo, vai surgir precipitação moderada a forte no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral devido à entrada de uma frente fria, que posteriormente se arrastará para o interior Norte e Centro do país, onde será mais irregular. O céu continuará muito nublado ao longo deste dia. Só no Baixo Alentejo e no Algarve é que não vai chover. Aliás, em Faro vai estar sol e céu limpo, a um dia da entrada oficial da estação do verão.

Quanto às temperaturas manterão valores muito semelhantes. O tempo continuará bastante fresco, com máximas entre os 15 ºC na Guarda e os 22 ºC em Coimbra. O vento mudará de quadrante, soprando forte do quadrante Sul/Sudoeste nas regiões Norte e Centro. Soprará fraco de oeste no Baixo Alentejo e Algarve.