Tempo esta semana: tempestades e chuva voltam, e cuidado com o calor!

A meteorologia em Portugal na última semana foi de sol, muito calor, com convite direto para as idas à praia. Em tempo de pandemia, o que reserva a atmosfera para os próximos dias no nosso país? Saiba mais aqui, connosco!

trovoada granizo calor tempo seco
O sol e o calor vão continuar a fazer parte do 'menú meteorológico'. No entanto, o destaque esta semana será outro em solo luso. O que vai acontecer?

O tempo tem sido muito quente e seco, com predomínio de céu limpo e períodos poucos nublados. No entanto, já a partir de amanhã, as cartas sinóticas do modelo ECMWF prevêem mudanças para o território continental luso.

O vento vai soprar, moderado a forte, dos quadrantes Norte e Oeste predominantemente, por vezes até de Sudoeste. Será mais intenso nas terras altas do interior Norte e Centro, na Área Metropolitana de Lisboa, no Alentejo Litoral, no Algarve e nas ilhas dos Açores.

O Norte de Portugal continental, em resultado de uma movimentação atmosférica sempre em grande dinâmica, receberá alguns chuviscos, mas terá sobretudo um risco razoável de trovoadas e granizo em pleno mês de julho, numa altura em que o sol tem brilhado e o calor prolifera em praticamente toda a nossa geografia.

É na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, e também mais para Sul dessa área geográfica, em concreto no distrito de Viseu já no dia 9, que os mapas antecipam atividade elétrica e possibilidade de queda de granizo para estes dias.

E as temperaturas?

Os termómetros têm registado valores muito elevados neste arranque do mês de julho. Volvidos 7 dias do sétimo mês do ano de 2020, pode-se falar numa situação de imenso calor em todo o país, um calor até sufocante, com o qual é necessário ter cuidados extra.

Mantenha-se hidratado, sempre com a ‘garrafa de água à mão’, evite os períodos de maior calor e de exposição à luz solar, e quando possível desloque-se por áreas com sombra ou mais frescas. Em poucas horas, iremos assistir à variabilidade do estado do tempo. Do tempo quente e seco, vamos mudar para um regime de tempo quente e, húmido, em algumas regiões portuguesas.

A amplitude térmica diária será outro fator certamente notado. Os dias vão ser muito quentes e soalheiros esta semana, mas também as noites, serão frescas e com valores de temperatura muito diferenciados num curto espaço de 24 horas. Nas áreas do interior esta realidade será ainda mais evidente.

Para os próximos dias, especialmente na sexta-feira dia 10 de julho, prevê-se que o termómetro atinja temperatura máxima de 29 ºC no distrito do Porto, de 41 ºC no distrito de Beja, de 35 ºC no distrito de Coimbra, de 28 ºC no distrito de Faro e de 33 ºC no de Lisboa.