Tempo esta semana: entre chuviscos e termómetros a disparar!

Para trás ficou um fim de semana no qual as temperaturas elevadas foram novidade no Alentejo e no Algarve. Nos próximos dias espera-se um ambiente estável e de calor numa grande parte do país. Não obstante, a partir de sábado poderão chegar algumas mudanças a partir do Atlântico. Confira a previsão!

sol; calor; chuva; tempo variável
O calor e a estabilidade predominarão em boa parte do país. Mas, entre chuviscos, e o possível regresso da instabilidade vinda do Atlântico, nenhum cenário é descartado. O que vai acontecer esta semana?

Para trás ficou um fim de semana no qual as temperaturas elevadas assumiram o destaque do boletim meteorológico, com valores pouco habituais para a época do ano. Os valores diurnos rondaram quase os 35 ºC em pontos do Alentejo e do Algarve, com as localidades de Mértola e Alcoutim à cabeça, onde as primeiras noites de um ‘verão’ antecipado foram vividas.

Estabilidade em quase toda a geografia e 35 ºC no Sul

Hoje em todo o país predomina o vento fraco de noroeste, onde vigora um ambiente estável e soalheiro com temperaturas agradáveis, ligeiramente superiores ao normal. De facto, a única novidade é o registo singular de apenas algumas nuvens altas, que em certos períodos desta segunda-feira darão origem a céu pouco nublado.

O jato polar mostrará sinais de aumento da sua atividade ao longo da primeira metade da semana, durante a qual as altas pressões estarão envoltas na Península Ibérica. Assim, como resultado desta configuração as depressões deslocar-se-ão em latitudes mais a norte. Algumas das suas frentes irão atingir o norte de Portugal continental amanhã (Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Bragança, etc.), mas, em geral, a precipitação assumirá um regime suave, por vezes moderado. Alguns chuviscos poderão chegar também ao litoral Centro (Coimbra, Leiria) ainda durante o dia de terça-feira.

mapa temperatura; Portugal continental;
As temperaturas vão subir a pique entre quinta e sexta-feira, especialmente no Vale do Guadiana e no Algarve. Em alguns pontos destas regiões, os termómetros alcançarão os 35 ºC!

As temperaturas vão subir de forma acentuada nas regiões Centro e Sul, em especial no interior das mesmas. Em pontos da Beira Baixa, da Península de Setúbal, mas sobretudo do Alentejo e do Algarve, os valores diurnos atingirão os 30 ºC no arranque da semana, sendo que entre quarta e sexta-feira rondarão os 35 ºC. Esse será o período mais quente da semana em todo o país. Porém, no litoral Norte e em parte do Centro, os ventos marítimos do Atlântico vão servir de obstáculo ao aumento das temperaturas, com as máximas a situar-se ‘somente’ nos 22 ºC.

Possíveis mudanças no final da semana vindas do Atlântico?

A segunda metade da semana poderá trazer algumas mudanças. Embora entre quinta-feira e sábado se espere a continuidade de ambiente soalheiro, estável e de calor em boa parte do território, com o termómetro a alcançar os 33 ºC/35 ºC em localidades como Alqueva, Reguengos de Monsaraz, Mértola, Serpa, Loulé e Alcoutim existe a possibilidade de que ainda no fim de semana, ocorram novas mudanças no estado do tempo em Portugal continental.

Com efeito, a corrente de jato produzirá ondulações que causariam um volte-face no Atlântico Norte. Como consequência deste panorama, sentiríamos, de forma bastante pronunciada a partir de sábado, uma acentuada descida das temperaturas, ventania forte (nortadas), e densa nebulosidade que se prolongaria para domingo. Inclusive alguns chuviscos dispersos poderão surgir nesse dia em Trás-os-Montes, nas redondezas de Bragança.

Há que continuar a monitorizar a possibilidade indireta de uma depressão atlântica localizada a sul da Gronelândia poder agravar, ou não, o estado do tempo em Portugal continental. Caso esta tempestade empurre o anticiclone dos Açores para leste, este, por sua vez, impactará num outro sistema de baixas pressões que poderá ter efeitos em Portugal. De momento, parece que não, segundo as projeções do modelo ECMWF, que indica que a sua parte mais ativa não nos atingirá, pelo que ficaremos sujeitos somente à nebulosidade, à descida das temperaturas e ao vento forte de Norte.