Tempo esta semana: do sol à chegada duma depressão isolada em altitude

O panorama meteorológico estabilizou em Portugal, com o predomínio do sol e de temperaturas amenas, mas apenas de forma temporária. Na segunda metade da semana, uma depressão isolada em altitude trará nova mudança do tempo. Contamos-lhe mais aqui!

Sol; arco-íris; chuva e trovoada
A última semana de fevereiro arranca com o predomínio do sol em Portugal continental, mas apenas temporariamente. A instabilidade não tardará em regressar.

Arranca a última semana do inverno climatológico e, por diante, teremos uns dias variáveis nos quais veremos um pouco de tudo, meteorologicamente falando. Após um fim de semana marcado pela chuva, vento, neve e trovoada deixadas pela superfície frontal fria associada à depressão Karim, o estado do tempo estabilizou de forma considerável nas últimas horas.

Primeira metade da semana soalheira e estável

Hoje (22) e amanhã (23) teremos dias estáveis, com muitos períodos de sol e pouca nebulosidade a pairar no céu. A acompanhar este panorama, apesar da descida da temperatura mínima, prevê-se uma subida das temperaturas máximas, transformando esta reta final de fevereiro num ambiente primaveril em várias regiões portuguesas. Assim, recomendamos que aproveite estes dias para lavar e secar a roupa.

Quanto ao vento soprará em geral fraco, por vezes moderado de sul ou sueste, com rajadas máximas de 50 km/h no litoral Oeste. Já nas terras altas do Norte e do Centro, como no distrito da Guarda, o vento soprará ligeiramente mais intenso, estimando-se rajadas máximas de 60 km/h. Até quarta-feira, devido ao vento sul/sueste, as temperaturas amenas predominarão no litoral Norte e Centro, com muitas regiões a registar 18 ºC ou 19 ºC de máxima, como por exemplo, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa. Ligeiramente mais frio estará o interior do país, sobretudo no Norte.

Regresso da chuva já na quarta-feira

Ainda que de forma intermitente, e irregularmente distribuída pelo território de Portugal continental, estima-se o regresso da precipitação ao nosso país a partir da próxima quarta-feira (24).

Apesar disso, segundo o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, a frente fria que chega nesse dia só deverá atingir território nacional entre as 21h e as 24h, deixando chuva fraca nas regiões do Minho e Douro Litoral, em cidades como Viana do Castelo, Braga e Porto. Nas restantes regiões pouco ou nada choverá, muito por culpa da influência das altas pressões situadas na Europa Central que estão com valores máximos significativos, gerando a estabilidade sentida no nosso país até quinta-feira.

Depressão isolada em altitude a partir de quinta-feira

Na quinta-feira (25) chegará a Portugal continental uma depressão isolada em altitude oriunda do Atlântico. De acordo com os mapas de previsão, este sistema depressionário vai desprender-se e isolar-se do jato polar, estendendo-se entre a Região Autónoma da Madeira, o litoral algarvio e o Golfo de Cádis. É de realçar que ainda persiste um elevado grau de incerteza quanto à possível trajetória, mas caso aconteça o que os mapas do ECMWF antecipam, existe risco de aguaceiros e trovoada sobre partes das regiões Centro e Sul, em concreto sobre o vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Este panorama poderá prolongar-se ao longo dos dois a três dias seguintes, mas dada a distância temporal, essa possibilidade merece um novo olhar a meio da semana. Desta forma, o tempo prosseguirá variável, típico da primavera climatológica que terá o seu início daqui a sete dias. A médio e a longo prazo, parece que se vão manter este tipo de ocorrências, com as altas
pressões posicionadas entre a Europa Central e as Ilhas Britânicas.