StoreWindows10

Tempo esta semana: chuva abundante e neve em Portugal

Esta semana a previsão aponta para a continuidade de um cenário meteorológico em que predomina a chuva abundante e intensificação do vento, sobretudo no litoral Norte e Centro e nas terras altas. Deite um olhar pelas previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 05 Nov. 2018 - 12:39 UTC
A chuva abundante continuará ao longo desta semana, em especial no Litoral Norte e Centro.

Esta semana a previsão aponta para a continuidade de um cenário meteorológico em que predomina a chuva abundante, resultante de sistemas depressionários e perturbações frontais que atingem todo o território continental, sendo que esta situação se arrastará também pelo fim-de-semana. Incidirá particularmente nas localidades do Litoral Norte e Litoral Centro. É esperado vento pontualmente forte, em especial a soprar do quadrante sul, precipitação abundante no litoral Norte com o risco de se desenvolverem cheias por força de totais de precipitação superiores a 200 litros por metro quadrado numa questão de 7 dias.

A probabilidade de queda de neve abundante em cotas iguais ou superiores aos 1200 metros é bem real, nas terras altas do Norte e do Centro. Para amanhã, a seguir a tendência do dia de hoje, prevê-se a queda de precipitação na Região Norte, com particular destaque nos distritos de Viana do Castelo e de Braga, e também na Região Centro embora com menor abundância. Para além disso, prevê-se vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral, e com rajadas até 100 km/h nas terras altas. A sul do Tejo, espera-se apenas a passagem de nebulosidade ainda que com a possibilidade de alguns chuviscos em quantidade muito reduzida no distrito de Setúbal.

Na quarta-feira prevê-se um considerável abrandamento do ritmo de precipitação no litoral da Região Norte em distritos como Porto e Aveiro, com aumento da quantidade de chuva à medida que caminhamos para o interior Norte e Centro. Neste dia os sistemas frontais associados à passagem de uma frente fria também se deslocam para sul, com alta probabilidade de chover e de muita nebulosidade.

Para quinta-feira, deve destacar-se a alta probabilidade de desenvolvimento de células de trovoada acompanhadas de precipitação na Região Centro (Castelo Branco e Santarém) e também na Região Sul (Évora). Na ponta meridional de Portugal Continental, prevê-se períodos nublados e uma agradável máxima de 18 ºC. Na Região Norte pelo contrário continuará a chover incessantemente, por vezes forte, com um intensificar do vento de quadrante sul, sobretudo no litoral como no distrito do Porto. Na sexta-feira para o distrito de Lisboa, está previsto céu nublado com vento de sudoeste que poderá chegar aos 40 km/h, sendo o único dia da semana em que não deverá chover aqui. Na Região Norte continuará a chover de forma moderada com períodos de céu nublado ou muito nublado.

Poderá nevar nas terras altas acima da cota dos 1200 metros esta semana.

Tempo nas Regiões Autónomas

Ao longo da semana em Ponta Delgada prevê-se máximas entre os 18 ºC e os 20 ºC, sendo que deverá chover de forma fraca na madrugada de terça-feira com vento forte do quadrante norte que poderá atingir rajadas de 66 km/h. Nos restantes dias, praticamente não deverá haver lugar para a precipitação e a intensidade do vento será menor, girando sempre entre Norte e Oeste.

Quanto ao Funchal prevê-se céu nublado ao longo de toda a semana, com máxima de 21 ºC e períodos de chuva fraca possivelmente durante a tarde de quarta-feira. Vento fraco de nordeste predominará nesse dia, sendo que nos restantes dias não soprará mais do que os 30 km/h.

Publicidade