Tempo em Portugal no fim de semana: começa a “cheirar” a verão nestas regiões, mas a ameaça de chuva pairará noutras

Após uma primeira metade da semana variável e instável no Norte e Centro, eis que a estabilidade e o calor por fim chegaram nesta quinta-feira, 23 de maio. A previsão para o fim de semana é de subida das temperaturas, mas a “ameaça” de chuva ainda pairará sobre algumas regiões de Portugal.

Os primeiros dias desta semana foram caracterizados por uma grande variabilidade das condições meteorológicas em Portugal continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro.

Houve períodos de sol e nebulosidade dispersa sim, mas “volta e meia” lá regressavam os aguaceiros e a chuva fraca, fruto de vales depressionários que se foram espalhando de oeste para leste a norte da Península Ibérica e que resultaram neste tempo variável e instável (nalgumas regiões houve condições favoráveis à ocorrência de trovoada).

Refira-se que a combinação do anticiclone com a subida em latitude de uma massa de ar quente procedente do Norte de África serão os elementos do clima responsáveis pela mudança drástica no estado do tempo espelhada na subida gradual e sustentada das temperaturas, sobretudo nas regiões a sul do Mondego, e no tempo maioritariamente estável e soalheiro em Portugal continental.

Porém, tal como sucessivamente anunciado aqui na Meteored, previa-se uma mudança abrupta no estado do tempo para hoje - quinta-feira, 23 de maio - e que efetivamente ocorreu. A instabilidade dissipou-se totalmente da geografia do Continente e, com a aproximação e consolidação das altas pressões a oeste do nosso país, ficou aberto o rumo para um dia de céu pouco nublado ou limpo, algo radicalmente diferente dos últimos dias.

O vento do quadrante Norte vai soprando pontualmente forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Apesar do calor diurno se ter reforçado hoje, ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno.

nevoeiro portugal
Mapa de previsão da visibilidade (km) para sexta-feira, 24 de maio, às 08:00 da manhã. As zonas assinaladas a laranja no mapa são aquelas onde o nevoeiro e neblina matinal estarão mais densas, exigindo cuidados redobrados em atividades como a condução rodoviária, por exemplo.

Amanhã está prevista uma nova subida das temperaturas máximas

Sexta-feira, 24 de maio amanhecerá com nevoeiro ou neblina matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro, destacando-se principalmente a porção do território entre Aveiro e Leiria. O céu apresentar-se-á geralmente limpo, embora com alguns períodos de nebulosidade em algumas zonas do país, mais prováveis no interior Norte e Centro. Prevê-se uma ligeira subida das temperaturas e uma amplitude térmica significativa, fruto do considerável contraste entre o calor diurno e o acentuado arrefecimento noturno.

Na primavera é bastante comum que em dias de céu limpo ou pouco nublado proporcionados pelas altas pressões assistamos a uma grande amplitude térmica diária: dias amenos ou quentes e noites e manhãs frescas ou frias.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante Norte. Amanhã - sexta-feira (24) - vastas zonas do interior Centro e Sul, mas principalmente a sul do Tejo, já irão registar temperaturas máximas iguais ou superiores a 28 ºC (Évora e Beja, por exemplo), sendo que nalguns casos o termómetro poderá mesmo escalar até aos 31/32 ºC (Vale do Guadiana).

chuva fim de semana
Os períodos de chuva fraca deste fim de semana serão mais prováveis e abundantes no Minho.

Fim de semana de sol e calor, mas com “ameaça” de chuva nestas regiões

Entre hoje e domingo, 26 de maio, para as Regiões Norte e Centro o dia mais quente será amanhã, sendo expectável uma pequena descida das temperaturas máximas, tanto no sábado (25) como no domingo (26). Apesar disto, para domingo 26 de maio prevê-se uma pequena subida das temperaturas mínimas para estas mesmas regiões, o que tornará menos desagradável - do ponto de vista do conforto térmico - as horas sem luz solar.

No fim de semana de 25 e 26 de maio prevê-se para o Centro-Sul do país, geralmente nas regiões situadas a sul do Mondego, mas sobretudo a sul do Tejo, uma subida acentuada das temperaturas no Algarve, especialmente entre sábado (25) e domingo (26). São esperados 30 ºC de máxima na capital da região (Faro).

calor portugal
Nos próximos dias será notável o forte contraste térmico entre o Litoral Norte (máximas inferiores a 20 ºC), mais exposto aos ventos frescos do Atlântico, e as regiões a sul do Tejo (máximas entre 28 e 33 ºC), nas quais a latitude e a continentalidade serão favoráveis a um calor diurno mais acentuado.

Para vastas zonas centrais e meridionais o aumento das temperaturas ocorrerá apenas até sábado (25), salientando-se as capitais de distrito de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja (26-29 ºC). Está prevista uma ligeira descida das máximas no domingo, 26 de maio para estas mesmas cidades, exceto em Portalegre e Beja onde deverá manter-se.

Porém, inúmeros locais do Alentejo Central, do Baixo Alentejo e do Algarve registarão as temperaturas diurnas mais elevadas da reta final da semana. Estão previstos valores de máxima entre 29 e 33 ºC em localidades tão diversas como Reguengos de Monsaraz, Moura, Mértola, Alcoutim, São Brás de Alportel e Loulé.

Tempo ameno, por vezes fresco e com chuvas nestas zonas do país

Em sentido completamente oposto, cidades como Porto e Viana do Castelo estarão entre as mais frescas do país este fim de semana, com máximas entre 16 e 19 ºC. Além disto, preveem-se períodos de chuva fraca no Minho ao final da tarde de sábado (25) e até meio da manhã de domingo (26) no litoral a norte do Cabo da Roca.