Tempo em Portugal esta semana: temperaturas acima da média e fim da chuva à vista? Saiba quando

Para os próximos dias prevê-se temperaturas pouco habituais para a época do ano em Portugal continental devido à presença de uma massa de ar quente. Nalgumas regiões a chuva continuará. Até quando irá durar este estado do tempo? Eis a previsão!

Portugal continental está sob a influência de uma massa de ar subtropical extremamente quente para a época do ano em que estamos, com temperaturas até 9 ºC acima da média climatológica de referência a cerca de 1500 metros de altitude. Por outro lado, algumas frentes de fraca a moderada atividade têm conseguido penetrar através das altas pressões, despejando precipitação localmente significativa em várias zonas da Região Norte, destacando-se o Minho e o Douro Litoral.

Hoje houve uma diminuição da instabilidade no Norte do país

Esta segunda (13) a chuva abrandou substancialmente em intensidade, quantidade e frequência, tendo surgido somente nas regiões a oeste da Barreira de Condensação sob a forma de chuviscos ou chuva fraca. O panorama de céu predominantemente nublado dominou o estado do tempo no nosso país, apesar de alguns locais das Regiões Centro e Sul terem registado boas abertas.

Destaque também para o nevoeiro matinal que se formou em várias regiões. O vento soprou novamente de Sul/Sudoeste e as temperaturas permaneceram amenas. Nos Açores caiu chuva moderada, pontualmente intensa, acompanhada de vento e na Madeira predominou o céu limpo ou pouco nublado.

Para amanhã - terça 14 de novembro - prevê-se o domínio da estabilidade meteorológica, bem como uma suave descida das temperaturas de um modo geral. Apesar disto haverá pontos do Baixo Alentejo e do Algarve a rondar os 22/24 ºC de temperatura máxima, valores bastante invulgares para meados de novembro.

A outra face da moeda estima-se para o Noroeste do país, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto - e possivelmente também em pontos de Vila Real, Viseu e Aveiro - onde ocorrerá precipitação geralmente fraca, associada a uma nova frente atlântica. No Minho a chuva poderá ser pontualmente moderada e ocorrer num regime mais persistente. Haverá nevoeiro no interior. O Algarve viverá um dia, em geral, de céu limpo, por vezes pouco nublado.

Quarta com subida da temperatura máxima nalgumas regiões

Para quarta-feira (15) prevê-se um aumento das temperaturas máximas nas Regiões Norte e Centro, salientando-se os 19 ºC no Porto, 18 ºC em Braga e Bragança e 21 ºC em Coimbra. Mais um dia… e mais uma frente atlântica de atividade débil a “passar de raspão” pela Região Norte do país.

Espera-se precipitação suave nas zonas mais setentrionais, quer na fachada atlântica desde o Alto Minho ao Douro Litoral, quer no interior Norte, destacando-se o Nordeste Transmontano. Haverá também possibilidade de nevoeiros no interior. A Região do Algarve registará céu limpo, por vezes pouco nublado.

tempo ameno; previsão do tempo; Portugal
Nalgumas regiões do país a anomalia térmica positiva será bastante significativa, prevendo-se temperaturas até 9 ºC acima da média climatológica de referência.

Há previsão de novidades impactantes para a segunda metade da semana?

O elemento climático que se prevê assumir o protagonismo da meteorologia na próxima quinta-feira (16) é a precipitação graças à chegada vertiginosa de uma outra frente atlântica que penetrará pelo Norte de Portugal continental, apesar do seu previsível rápido enfraquecimento e posterior dissipação.

As temperaturas amenas e acima da média serão o elemento climático protagonista da semana. No entanto, as frentes atlânticas provocarão precipitação abundante no Noroeste de Portugal continental, especialmente no Minho, prevendo-se acumulações que poderão, localmente, atingir 65 mm, em zonas onde os solos já estão saturados.

A chuva cairá fraca pelo Norte e Centro, ainda que com uma incidência previsivelmente maior no que toca à intensidade e abundância no litoral destas regiões, em particular no Norte. Prevê-se céu geralmente nublado ou muito nublado. Espera-se uma ligeira descida das temperaturas máximas de um modo geral.

Poderá sexta, dia 17, marcar o início de um novo padrão meteorológico?

Na sexta-feira (17) prevê-se, por fim, um panorama de estabilidade meteorológica de norte a sul da geografia de Portugal continental. A amplitude térmica vai acentuar um pouco por todo o país neste dia, fruto da previsão de uma pequena subida da temperatura máxima e de uma ligeira descida da temperatura mínima.

As temperaturas máximas estarão igual ou acima dos 20 ºC (até 23 ºC) na grande maioria das capitais de distrito na próxima sexta (17). Além disto, o vento dominante passará a ser o de Leste, e assim se manterá, pelo menos, durante este próximo fim de semana.

De acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), para o fim de semana o tempo deverá manter-se estável e bastante ameno em praticamente todo o território de Portugal continental. Poderá chuviscar um pouco no Alto Minho, mas, no geral, prevê-se céu com períodos nublados e boas abertas, ou céu limpo nas zonas mais meridionais do país.

As temperaturas máximas poderão, inclusive, atingir 25 ºC em pontos do Baixo Alentejo e do Algarve, quer no sábado (18), quer no domingo (19).