Tempo em abril: choverá na Semana Santa?

Após um início de ano em que choveu pouco, começamos o mês de abril com perspetivas de instabilidade a médio e longo prazo em vários territórios de Portugal. Afetará a Semana Santa? Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 03 Abr. 2019 - 15:51 UTC
Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa
Um abril chuvoso e com temperaturas invernais. Fará jus à famosa instabilidade primaveril?

Abril já começou e devido a este ano a Semana Santa e a Páscoa estarem enquadradas no quarto mês do ano, muitos Portugueses questionam-se como estará o tempo nessa altura. Face à anormalidade de tempo que temos vivido nos últimos meses, com temperaturas elevadas, e pouca chuva, com a tendência para o agudizar da situação de seca um pouco por todo o país, não seria de admirar se muitos especulassem que a situação de tempo seco e soalheiro fosse persistir na altura das festividades religiosas.

No entanto, a recente quebra do padrão anticiclónico mostra que em plena primavera o inverno veio para ficar durante algum tempo. Deste modo, ao dia de hoje, e de acordo com as previsões a médio e longo prazo do modelo Europeu, parece que a primeira quinzena de abril pode ser bastante variável e instável em termos atmosféricos.

Há uma probabilidade relevante de precipitação e trovoadas para este mês de Abril em períodos concentrados e alguns padrões frescos de Primavera a alternar com períodos calmos de sol e temperaturas durante o dia acima da média. Portanto fará jus à famosa instabilidade do tempo na Primavera.

Os modelos de previsão numéricos apontam à passagem consecutiva de várias depressões atlânticas que cruzarão o país de norte a sul, o que resultará na descida radical de temperaturas (só entre ontem e hoje chegou a registar-se uma descida de quase 10 ºC em grande parte do país(!)), aguaceiros e chuvadas e inclusivamente nevões a cota média e alta em algumas partes do país, como Gerês, Serra da Estrela (Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Covilhã, Celorico da Beira) Montalegre, etc.

Anomalia de precipitação prevista para a terceira semana de abril, que engloba a Semana Santa 2019. Será assim?

Situação passageira ou a tendência seca alterou-se?

Para as quatro semanas do mês de abril, prevê-se anomalia negativa nas regiões Norte e Centro, com elevada probabilidade de precipitação inferior à média. Na região Sul choverá dentro da média no decorrer desta semana. Já na segunda semana, está prevista anomalia de 10 mm para as regiões Centro e Sul. No que concerne às temperaturas, em todo o território prevê-se uma anomalia negativa, de -1 a 0 ºC, ou seja poderá ser ligeiramente inferior ao que costuma ser. O padrão do estado de tempo desta semana deverá prolongar-se pela semana que vem, espalhando-se por todo o território resultando numa primeira quinzena de abril fria, chuvosa e com neve à mistura no caldo atmosférico.

Na segunda quinzena de abril, é ainda bastante incerto o padrão pluviométrico das precipitações, contudo, no que toca às temperaturas, os termómetros deverão registar valores dentro da média, mesmo que nas áreas do interior seja bastante provável os valores térmicos situarem-se 1 ºC acima da média.

Em suma, da segunda semana de abril em diante (período em que se iniciará a Semana Santa), os mapas não revelam estabilidade atmosférica. Na verdade, pode-se observar que a NAO (Oscilação do Atlântico Norte) poderá entrar numa fase negativa, com possíveis padrões anticiclónicos nas latitudes compreendidas entre a Gronelândia e a Escandinávia. Isto costuma obrigar as depressões a circular mais a sul do que o habitual: assim terão via livre até Portugal e Espanha.

Todavia, convém não esquecer que na primavera as previsões podem mudar de um dia para o outro, pelo que é impossível realizar uma previsão determinística a mais de 3 ou 4 dias. Agora falamos de tendência que poderão ou não realizar-se.

Publicidade