Semana de tempo estável: o sol e o calor, por fim?

O tempo na primeira metade do mês de maio em Portugal foi muito variável e até com algo de tormentoso e instável. Entretanto, o panorama meteorológico compôs-se e desde o último fim de semana, o sol e o calor instalaram-se à escala continental. Será 'sol de pouca dura' ou por fim vai estabilizar?

sol calor tempo quente estável soalheiro
A semana em Portugal arrancou quente e soalheira. Que tempo nos próximos dias na nossa geografia?

O tempo estabilizou em Portugal continental nos últimos dias. Depois de uma primeira metade de maio muito variável, mas sobretudo instável em terras lusas, o tempo finalmente parece estar a estabilizar. A semana arrancou quente, estável e soalheira, dando continuidade ao calor que se instalou durante o fim de semana. Será que esta estabilidade vai perdurar no tempo (cronológico)?

Ao longo desta terceira semana do mês de maio, o vento do quadrante Norte, por vezes de Nordeste nas terras do interior, ou de Noroeste nas terras mais próximas ao litoral, vai aumentando de intensidade até quarta-feira dia 20; abranda ligeiramente no dia seguinte, quinta-feira e volta a aumentar na sexta-feira (22 maio).

Um dos períodos mais ventosos da semana será por exemplo, no distrito de Santarém entre as 13h e as 19h do dia 20, com rajada máxima de vento até 50 km/h, oriunda de Noroeste, acompanhado também da gradual subida da temperatura neste território.

Neste recanto banhado pelo Oceano Atlântico (Portugal) e iluminado por várias horas de sol diárias a semana ganhará reflexo num tempo estável, de primavera e soalheiro

O calor num ‘sobe e desce’ nos termómetros

As temperaturas no nosso país vão manter o mesmo registo térmico, num sentido de pouca variabilidade em cada território de cada região, ao longo desta semana. Os termómetros vão alcançar na próxima quarta-feira, dia 20, máxima de 21 ºC no distrito do Porto, de 26 ºC no distrito de Bragança, de 25 ºC no distrito de Coimbra, de 26 ºC no distrito de Lisboa, de 30 ºC no de Beja e de 26 ºC no de Faro.

Predominarão as temperaturas mais amenas e suaves em terras mais próximas ao mar nesta quase transição para a estação do verão que, climatologicamente, inicia a 1 de junho. Por efeito da continentalidade, nos territórios do interior, as temperaturas serão mais extremadas e com maior amplitude térmica diária.

E nas Regiões Autónomas?

Os próximos dias neste recanto banhado pelo Oceano Atlântico e iluminado por várias horas de sol diárias, vão ter reflexo num tempo bastante estável, primaveril e sempre com ‘pinceladas’ do Astro-rei em doses satisfatórias, especialmente para os amantes do sol.

Como previsto aqui anteriormente, e sempre com base no nosso maior modelo de confiança e credibilidade, o ECMWF, esta situação meteorológica traduzir-se-á num céu limpo ou pouco nublado em todo o continente luso ao longo desta semana.

A meteorologia nas ilhas dos Açores terá predomínio do céu nublado, vento Sul e alguma chuva fraca nos próximos dias, com 19 ºC de máxima em Ponta Delgada. Já no arquipélago da Madeira, predominará a partir de amanhã, vento Norte, céu limpo ou pouco nublado e temperatura máxima de 21 ºC.

Nestes tempos de pandemia, importa usufruir da natureza da forma mais segura e privilegiada que nos é concedida. Não se esqueça, se sair de casa, leve a máscara e aproveite o sol e a brisa fresca do mar ou proveniente das montanhas.