Semana arranca com sol e muito calor, até quando vai estar assim?

O tempo em Portugal continental esta semana será, de novo, quente e soalheiro. A presença do calor, das temperaturas elevadas e do ar seco e persistente representa enorme risco de incêndio florestal. Confira aqui a previsão!

sobreiro planície sol calor Beja Alentejo Portugal
O tempo em Portugal esta semana parece que vai manter-se quente e soalheiro. Até quando durará este panorama meteorológico?

O tempo em Portugal continua quente, soalheiro e estável. À escala continental, o vento parece ser o único elemento climático que traz alguma novidade meteorológica aos nosso dias. Numa altura que cheira a verão e a férias, muitos portugueses procuram saber como vai estar o tempo para os próximos dias nos destinos escolhidos. De preferência no nosso país, dado o atual contexto gerado pela pandemia da covid-19.

Os termómetros vão alcançar os 40 ºC em várias regiões do interior do país, o que já levou à ativação do aviso amarelo por risco moderado de temperatura máxima extrema

A semana arrancou quente em toda a nossa geografia. Por estarmos no verão, a duração do dia é superior à noite e por isso temos imensas horas de luz solar, o que traz o aumento das temperaturas à escala local. Além disso, estamos climatologicamente no período canicular ou das mais altas temperaturas estivais (15 de julho – 15 de agosto).

Calor, vento e risco de incêndio florestal

Prevê-se que o tempo para os próximos dias mantenha a toada em Portugal continental. Teremos dias de céu limpo e muito calor, sobretudo na metade oriental do país e nas terras do interior. Nestes territórios vai subsistir o efeito da continentalidade, responsável por dias muito quentes e noites muito frescas, até mesmo no verão, o que resulta em amplitudes térmicas diárias muito díspares.

Os termómetros vão alcançar valores perto dos 40 ºC em várias regiões do interior de Portugal, o que já levou à ativação do aviso amarelo por risco moderado de temperaturas máximas extremas. Esta situação sinótica de tempo quente e seco persistente representa um enorme perigo para as nossas florestas e populações, devido ao risco de incêndio florestal.

A temperatura máxima será de 35 ºC na próxima quinta-feira para o vale do Douro e interior Norte (Bragança), de 36 ºC e 37 ºC para a Beira Baixa (Castelo Branco) e para uma vasta porção do Alentejo (Évora, Portalegre e Cuba).

Para os dias de terça e sexta-feira, o modelo ECMWF prevê enorme concentração de nebulosidade na faixa do litoral que se estende entre o distrito de Viana do Castelo e Lisboa. Em adição, o vento soprará predominantemente de Noroeste, sendo que hoje e amanhã teremos os dias mais ventosos, com rajada máxima de 40 a 55 km/h. Também vai soprar de Sul, mas somente na região do Algarve e em alguns pontos do interior Norte e Centro.

Porque está tanto calor?

Este calor deve-se à forte presença do sol que confere valores de temperatura diária elevados, ao bloqueio atmosférico do anticiclone dos Açores cujo centro dinâmico de altas pressões confere estabilidade meteorológica na nossa atmosfera e impede a circulação de frentes pelas nossas latitudes, e à injeção de fluxos de ar oriundos do Norte de África.

Climatologicamentes, estes são alguns dos fatores que tipicamente geram tantos dias soalheiros e quentes. Claro está, a verdade é que isto não é mais do que aquilo a que simplesmente chamamos de verão! Mantenha-se sempre informado e atualizado quanto à previsão do tempo aqui, connosco!