Sábado, dia 20, marca a viragem: o tempo mudará radicalmente antes do Natal; efeitos em Portugal

Dezembro está a ser um mês bastante húmido, do ponto de vista da precipitação, e ameno, do ponto de vista térmico. No entanto, os nossos mapas mostram uma mudança já a partir de sábado.

O tempo variável continuará em Portugal, com dias a alternar entre chuva e tempo seco. Contudo, e contrariamente ao que tem acontecido, esperam-se dias frios e secos a partir do próximo fim de semana.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda que durante o fim de semana se espere chuva, devido à passagem de uma frente fria, é expectável que a semana que de seguida se inicia seja mais seca e mais fria face à atual.

A anomalia térmica passará a negativa em praticamente todo o país

Enquanto a semana atual mostra valores médios de temperatura dentro do normal na maior parte da nossa geografia (apenas com exceção de anomalia positiva numa parte do Nordeste Transmontano e uma anomalia negativa no Algarve), a próxima semana mostra-nos um mapa cujo território continental se encontra pintado de azul, mostrando valores abaixo da média.

anomalia térmica
Entre sábado (20) e domingo (21) os nossos mapas de anomalia térmica mostram uma diferença acentuada, onde no domingo todo o país se encontrará com temperaturas abaixo da média.

Ainda assim, há 3 regiões onde as anomalias serão entre 0,5 a -1 ºC, mostrando valores dentro do esperado ou pouco abaixo do normal. Estas são o Nordeste Transmontano, o Litoral Oeste e Beira Interior (faixa junto à fronteira). O restante território poderá contar com anomalias entre 1 a 1,5 ºC abaixo do normal, tendo em conta a média semanal. No entanto, poderão haver dias em que as anomalias a nível local possam ser superiores ou inferiores a esses valores.

A mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, mostra-nos uma descida acentuada das temperaturas, especialmente no período noturno, a partir do próximo sábado, dia 20. Esta descida deverá manter-se até ao dia de Natal (25), podendo dar-se uma subida dos valores na noite seguinte, 26.

Esta descida das temperaturas trará neve no Natal?

A descida dos termómetros poderia trazer a neve a Portugal no Natal, caso os mapas de anomalia de precipitação não mostrassem anomalias negativas em todo o continente, o que, infelizmente para quem gosta de neve, é o que se verifica.

anomalia de precipitação
Ainda que as temperaturas possam diminuir de forma significativa, especialmente no Norte e Centro do país, a ausência de chuva poderá manter a neve longe de Portugal Continental no Natal.

Como podemos observar acima, a próxima semana contará com anomalias negativas, ou seja, menos chuva que o normal, para a época em questão, em todo o país. Isto não significa que não vai chover, efetivamente espera-se alguma chuva fraca a moderada para segunda-feira, dia 22, para as regiões Centro e Sul do país e também para o dia de Natal, 25, esperam-se alguns aguaceiros dispersos. Mas tendo em conta a distância temporal, a margem de erro é mais elevada e isto pode não se verificar.

Ainda assim, o Norte e uma parte da região Centro apresentarão as anomalias negativas mais evidentes, enquanto o Sul do país, apresentará os valores mais baixos, coincidindo com a previsão de precipitação descrita acima.