Reta final de março em Portugal: calor de verão, mas chuva também regressa

Entramos na reta final de março, mas mais parece que estamos às portas do verão, com temperatura típica de fim de maio ou início de junho. Haverá alguma mudança no estado do tempo com a chegada de abril?

previsão do tempo; Portugal; meteorologia
Últimos dias de março em Portugal com sol e muito calor, mas também chuva.

Esta segunda-feira (27) foi bem notória a subida acentuada da temperatura máxima em Portugal continental. Isto, apesar da pequena descida da temperatura mínima em relação a domingo (26) - que além de contribuir para uma forte amplitude térmica, resultou num acentuado arrefecimento noturno. Para o tempo seco que se instalou na nossa geografia nos últimos dias muito tem contribuído o anticiclone.

Mas, aquilo que marcou a diferença esta segunda (27) foi a chegada de uma massa de ar muito quente e estável, ao qual se juntou o vento de Leste, o processo de subsidência do ar e o facto de agora termos ainda mais minutos de luz solar diariamente: todos estes fatores, em conjunto, contribuem ativamente para a subida da temperatura e para a sensação de maior calor durante o período diurno.

Próximos dias com tempo quente e em geral seco

Para os próximos dias (terça 28 e quarta 29), aquilo que os modelos de previsão da nossa maior confiança antecipam é um cenário de continuidade deste tempo estável, quente, seco e maioritariamente soalheiro, com as próximas 48 horas a serem essencialmente dominadas por uma anomalia térmica positiva muito pronunciada em Portugal.

Isto é, espera-se temperatura bem acima da média para a altura do ano, com o "pináculo" térmico a ser atingido muito provavelmente na terça (28), nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com destaque para o Baixo Alentejo (em particular Vale do Guadiana) e Algarve (em particular o Sotavento Algarvio).

Prevê-se temperatura máxima de 30 ºC nalguns locais das regiões supracitadas. Nalgumas capitais distritais, tais como Coimbra, Santarém, Castelo Branco Portalegre, Évora e Beja o termómetro igualará ou ultrapassará os 25 ºC, nalguns casos atingindo 28 ºC. Quanto ao vento, soprará em geral fraco, por vezes moderado, e de direções variáveis.

Pequenos episódios de chuva vão suceder-se a partir de quarta à noite

Ainda assim, é preciso salientar que na quarta (29), algumas regiões do país já irão registar uma notável mudança no estado do tempo, ainda que possivelmente mais para o final do dia. Para essas áreas do país (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra) prevê-se um incremento de nebulosidade e ocorrência de chuva fraca, cenário meteorológico que se poderá arrastar pela madrugada e toda a manhã de quinta-feira (30).

Apesar do calor invulgar, quase estival, e que persistirá na quarta (29) em grande parte do país, espera-se uma descida da temperatura nas regiões do Litoral Norte.

Na quinta (30) espera-se um domínio do fluxo de Oeste-Sudoeste, e, como já foi referido, associado a ele, prevê-se chuva durante a madrugada e praticamente toda a manhã, ainda que pouco abundante, sendo mais frequente e provável quanto mais para Norte e Oeste no nosso território. A temperatura máxima sofrerá claramente uma diminuição de norte a sul do país, com máxima de 17 ºC no Porto, 19 ºC em Lisboa e 21 ºC em Faro, apesar de uma pequena subida da mínima na generalidade da geografia. As temperaturas já estarão mais normalizadas para a época do ano.

Para sexta (31), último dia de março, espera-se um cenário meteorológico muito semelhante ao do dia anterior, com valores de temperatura mais típicos da primavera em quase todo o país (e não de verão! - exceto no Algarve e Baixo Alentejo com máxima igual ou superior a 25 ºC).

Além disto, espera-se que parte de uma frente de fraca a moderada atividade, associada a uma depressão que circulará a sul das Ilhas Britânicas, despeje chuva em boa parte do país, começando pelo Noroeste de Portugal a partir da meia-noite e chegando muito mais irregular e dispersa a outras regiões. A precipitação será suave, de carácter por vezes intermitente e mais rara quanto mais para Sul e para Leste do nosso território.

E abril, como poderá começar?

O primeiro fim de semana de abril, próximos sábado (1) e domingo (2), será marcado por uma descida generalizada da temperatura de norte a sul de Portugal, sobretudo no sábado. Também se estima mais queda de precipitação, em especial nas regiões a norte das Serras da Lousã, Açor e Estrela, mas também em pontos destas áreas montanhosas.

Ainda assim, a chuva deverá ser, em geral, fraca e dispersa. A temperatura estará dentro dos valores normais para a época do ano na generalidade do território, esperando-se vento a soprar moderado a forte de Oeste-Noroeste.