Regresso iminente da chuva ao nosso país: durará até ao Domingo de Ramos?

Após arranque da semana com muito calor, a temperatura normalizará brevemente. Também se prevê o regresso da chuva a várias regiões de Portugal. E que tempo se espera para os primeiros dias da Semana Santa?

previsão do tempo; calor; Portugal; chuva; Páscoa
Calor estival e estabilidade darão lugar à chuva nalgumas regiões de Portugal nos últimos dias de março. E para os primeiros dias da Semana Santa, já em abril, que tempo se prevê?

Provavelmente terá reparado no céu de aspeto ligeiramente esbranquiçado, quase como se estivesse embaciado, nesta terça-feira (28) no Norte de Portugal continental. Tudo se deve a uma intrusão de poeiras saarianas estimuladas pela movimentação de uma massa de ar muito quente e estável, proveniente do Norte de África, que provocou a subida acentuada da temperatura máxima e trouxe um calor praticamente de verão de norte a sul do país.

No entanto, nas últimas horas desta terça (28), ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno e, com o passar das horas de quarta-feira (29), além de uma notória descida térmica, sobretudo nas regiões a norte da Serra da Estrela, aparecerão nuvens que substituirão o tempo maioritariamente soalheiro e estável que imperou até agora.

Chuva regressará a Portugal em breve, mas não molhará todas as regiões

Nas últimas horas de quarta-feira (29), a aproximação de uma frente de fraca a moderada atividade ao nosso país provocará um aumento da nebulosidade e, perto da meia-noite, espera-se a queda de precipitação muito suave e que, em princípio se deverá arrastar pela madrugada e manhã de quinta-feira (30).

As regiões mais beneficiadas pela água da chuva nestes últimos dias de março, principalmente quinta 30 e sexta 31, serão o Minho (Viana do Castelo e Braga), Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro, e alguns pontos mais para o interior, dentro dos distritos de Vila Real e Viseu. A precipitação poderá eventualmente chegar dispersa e irregular até pontos de Coimbra, Bragança, Guarda, Castelo Branco e algumas partes do Alentejo.

Prevê-se chuva, grosso modo, no Norte de Portugal, sobretudo a Oeste da Barreira de Condensação, mas também na parte setentrional de algumas áreas geográficas da Região Centro – especialmente em torno de pontos montanhosos. No resto do país estará céu parcialmente nublado e seco. Além disso, imperará o fluxo moderado a forte de Oeste-Sudoeste, o que corresponderá à chegada da precipitação e também com a normalização da temperatura, que irá descer para valores mais condizentes com a média climatológica.

E os primeiros dias de abril e da Semana Santa, como poderão ser?

Para o primeiro fim de semana de abril, que abrange sábado (1) e o Domingo de Ramos (2) – primeiro dia importante da Semana Santa e da Páscoa -, ainda não é seguro avançar um prognóstico para o estado do tempo.

Todavia, após a última atualização dos mapas meteorológicos do nosso modelo de referência (ECMWF), os primeiros sinais apontam para um cenário meteorológico estável, em geral seco e portanto sem chuva. Isto porque o anticiclone poderá estender-se sobre a Península Ibérica, impedindo as baixas pressões de interagirem com o território continental luso. Ainda assim poderá chuviscar ligeiramente no Litoral Norte no sábado (1). Espera-se períodos nublados e abertas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e céu limpo ou pouco nublado a sul deste acidente geográfico.

Quanto à temperatura, são esperados valores relativamente dentro do standard, tipicamente primaveris. Espera-se dias amenos, nalgumas regiões a poderem ser mais quentes, e noites, na generalidade do território, frescas.

No que diz respeito à Semana Santa e da Páscoa propriamente dita, os primeiros dias poderão ser estáveis, secos e com céu pouco nublado ou limpo, mas também poderá ocorrer novo aumento da temperatura para valores estivais. Ainda assim, este cenário, fruto da típica variabilidade meteorológica primaveril, está longe de estar confirmado, pelo que convidamo-lo a manter-se atento às nossas próximas previsões.