Prevê-se semana maioritariamente estável em Portugal continental, mas Açores e Madeira estarão expostos a uma depressão

Apesar desta segunda-feira amanhecer cinzenta em boa parte do país, e ainda com alguma chuva fraca dispersa, há uma tendência para a estabilidade atmosférica durante boa parte da semana para o continente.
Como referimos aqui, a semana que se inicia hoje será tendencialmente mais estável que a última. Com as mais recentes atualizações dos nossos mapas, conseguimos observar que, pelo menos em Portugal continental, a chuva poderá dizer "adeus" hoje e voltar apenas na quinta-feira.
No mapa de água precipitável podemos observar que o cenário de chuva será mais provável nos arquipélagos do que no continente, ao longo dos próximos dias.
Desta forma, espera-se que esta segunda-feira seja maioritariamente sem chuva, em Portugal continental, ainda que não se descarte a possibilidade de chuva fraca a moderada na região Centro, podendo estender-se ao Norte e Sul. Ainda assim, é esperado que a partir das últimas horas da tarde haja uma dissipação da precipitação.
Depois de uma trégua, a chuva poderá voltar na quinta-feira
Terça-feira adivinha-se um dia seco para o continente e com boas abertas. Para além disto, é esperado um aumento generalizado das temperaturas máximas, onde os valores podem variar entre os 15 ºC em Bragança e Guarda e os 23 ºC em Coimbra.

Na quarta-feira espera-se um dia com maior nebulosidade, de Sul para Norte, à medida que as horas passam, ainda que não haja previsão de chuva. Neste dia poderá denotar-se um ligeiro aumento das temperaturas máximas na região Norte. Na região Centro os termómetros deverão manter-se e no Sul poderão diminuir de forma pouco significativa. Assim, os valores poderão oscilar entre os 16 ºC na Guarda e os 23 ºC em Coimbra.
Quinta-feira poderá amanhecer já com períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro, com maior concentração nesta última. Com o passar das horas, a chuva poderá intensificar-se e concentrar-se na Região Norte, com períodos de chuva, por vezes, forte, especialmente no Noroeste.
Nesse dia, as temperaturas irão diminuir, de forma generalizada e significativa, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 19 ºC em Faro e Beja, e a máxima mais baixa poderá ser de 14 ºC na Guarda.
Reta final da semana poderá contar com chuva, ainda que o grau de incerteza seja maior
A chuva de quinta-feira deverá dissipar-se ao final do dia, voltando na sexta-feira, a partir das primeiras horas da manhã, ainda que com pouca intensidade. Neste dia, esta poderá incidir em vários pontos de Norte a Sul, de forma dispersa.
Também na sexta-feira, os termómetros poderão baixar na faixa interior e manter-se ou mesmo aumentar no resto do país. Desta forma, os valores máximos poderão variar entre os 12 ºC na Guarda e os 20 ºC em Beja.

No sábado registar-se-á uma intensificação da chuva no Norte e Centro, especialmente no período da tarde, sendo que, mesmo assim, esta poderá dissipar-se ao final do dia.
Para além disto, as temperaturas máximas no Norte diminuem ligeiramente, sendo que Viana do Castelo e Vila Real não deverão ultrapassar os 15 ºC e Porto e Bragança devem ficar-se pelos 16 ºC de máxima.
Nos arquipélagos, uma depressão irá influenciar o estado de tempo ao longo da semana
Em relação aos Açores, o dia de hoje poderá contar com chuva em praticamente todos os grupos, mas com maior expressão nos Grupos Central e Oriental. Esta deverá persistir durante a madrugada de terça-feira, especialmente no Grupo Central, podendo dissipar-se ao longo das horas nesta zona, ainda que possa ocorrer chuva fraca no Grupo Oriental ao longo do dia.
No início da madrugada de quarta-feira, a chuva volta ao arquipélago, desta vez pelo Grupo Ocidental, podendo estender-se aos restantes grupos, ainda que com menos intensidade, podendo dar lugar a um dia de contrastes, entre chuva e abertas.
Na quinta-feira a chuva poderá ser mais intensa no Grupo Central, não descartando episódios de chuva forte no Grupo Ocidental, ainda que pouco persistente.

A partir de sexta-feira espera-se uma melhoria gradual do estado do tempo, com a chuva a despedir-se do arquipélago, podendo dar lugar a um fim de semana seco e soalheiro.
Quanto à Madeira, apesar de não se descartar a possibilidade de chuva fraca entre hoje e amanhã, terça-feira, será na quarta-feira que esta volta ao arquipélago, a partir das últimas horas da madrugada, podendo intensificar-se à medida que as horas passam, mas com tendência a dissipar-se a partir das primeiras horas da tarde.
Na quinta-feira, poderão registar-se períodos de chuva fraca na zona Este da ilha da Madeira, mas na sexta-feira haverá uma intensificação da mesma, a partir do meio da tarde, onde poderá persistir, com intervalos, até à madrugada de domingo.