Portugal continental continuará quente e seco, pelo menos, até à reta final da semana: eis as zonas mais quentes!

O anticiclone continua a influenciar o estado de tempo em Portugal, resultando na persistência de temperaturas anormalmente elevadas e de dias secos e soalheiros.

Portugal continental continua com temperaturas diurnas dignas de verão, com os termómetros próximos dos 30 ºC, de Norte a Sul do país. Desta forma, as anomalias térmicas que se registam, mostram valores até 9 ºC acima da média, em boa parte dos dias que se seguem.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Hoje, dia 13 de outubro, em pleno outono, as máximas rondaram os 21 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Lisboa, sendo que numa boa parte do país, os termómetros chegaram, em média, aos 26 ºC. Para além disto, damos conta de um dia com céu geralmente limpo e sem ocorrência de precipitação.

O calor e a ausência de chuva mantêm-se até aos últimos dias desta semana

Segundo a mais recente atualização do ECMWF, o nosso modelo de referência, apesar de estarmos no outono, as condições atmosféricas típicas do mesmo continuarão a não verificar-se nos próximos dias no nosso território. Apesar deste cenário ser diferente nos Açores que, como já referimos, se encontram sob aviso amarelo de precipitação, tem sido o principal mote deste outono bastante atípico.

temperatura do ar à superfície
Quarta-feira poderá ser o dia mais quente da semana, com valores até 31 ºC, ainda que nos restantes dias, estes valores não oscilem muito.

Ainda que hoje esteja a ser um dia bastante agradável, especialmente do ponto de vista térmico, amanhã, terça-feira, espera-se um novo aumento das temperaturas máximas, especialmente no interior e no Sul, ainda que pouco expressivo, levando algumas localidades aos 31ºC, no Ribatejo e Alentejo.

Para além disso, espera-se um dia com céu parcialmente nublado, principalmente nas regiões Norte e Centro. Com o passar das horas, também se espera uma nebulosidade crescente até ao sul do país, já na madrugada de quarta-feira.

Como podemos observar no mapa acima, quarta-feira poderá fazer persistir os valores elevados de temperatura, apresentando máximas entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Beja. Localmente, os valores poderão ir até aos 31 ºC em boa parte da região Sul e Ribatejo. A Norte, na região do Vale do Douro, podem registar-se até 29 ºC.

Na quinta-feira, as temperaturas diminuem no litoral Norte e Centro do país

Apesar da permanência de valores térmicos elevados nas regiões tendencialmente mais quentes (supracitadas), o vento, proveniente de Norte, irá contribuir para uma descida das temperaturas ao longo da faixa litoral Norte e Centro. Desta forma, para quinta-feira, esperam-se temperaturas entre os 18 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Lisboa.

temperatura do ar à superfície
O fluxo de Norte contribuirá para uma diminuição dos valores de temperatura no litoral Norte e Centro.

Na sexta-feira, a tendência de diminuição mantém-se. Esperam-se variações entre os 18 ºC em Viana do Castelo e os 28 ºC em Santarém, Évora e Beja. No entanto, no sábado, é esperado um novo aumento dos valores, especialmente no Sul do país, onde, localmente, na região alentejana, os termómetros poderão chegar aos 30 ºC.

Até lá, esperam-se dias soalheiros, com alguma nebulosidade, especialmente quinta-feira e sábado. No entanto, para já, não há previsão de chuva até ao início da madrugada de domingo, dia 19.