Perturbação da frente polar: temperaturas baixas e chuva

O “inverno” antecipou-se e parece que durante esta semana não haverá grandes alterações no estado de tempo. Que tempo em Portugal Continental e Regiões Autónomas?

Espera-se bastante precipitação em todo o território até quarta-feira, numa semana de outono com temperaturas invernais.

Apesar de estarmos no outono, a drástica e radical mudança de tempo nos últimos dias trouxe um inverno antecipado que parece ter vindo para ficar. Durante esta semana, não deverão ocorrer grandes alterações no estado do tempo, esperando-se bastante precipitação, instabilidade atmosférica, chuva e aguaceiros com especial intensidade nos territórios da Região Norte e da Região Centro. As temperaturas que se farão sentir são baixas para a época do ano, ainda para mais agudizadas pelos ventos que sopram e ainda tornam mais gélida a perceção térmica. A neve pode aparecer nas terras altas na cota acima dos 1000 metros, com acumulados significativos no Gerês e Estrela, ainda que estas cotas possam ir variando ao longo da semana.

Até ao final do dia de amanhã, em virtude do agravamento do estado de tempo, o modelo ECMWF aponta à passagem de uma superfície frontal que refletir-se-á em precipitação em toda a extensão continental do território. O estado de tempo será influenciado pela passagem de outra perturbação da frente polar associado à superfície frontal já mencionada.

É extremamente recomendável, senão mesmo obrigatório, que nos próximos dias use guarda-chuva e agasalhos quentes e confortáveis, que haja especial precaução com crianças e idosos e que caso seja necessário proceda à utilização de lareiras e salamandras. Há que redobrar os cuidados na condução nas rodovias e reforçar a atenção com os animais.

Esta terça-feira será especialmente marcada pela chuva, com forte possibilidade de trovoada na Região Centro, muito provavelmente no distrito de Coimbra, e ventos fortes de sudoeste na Região Norte e de Noroeste na Região Centro e no Algarve. A partir do início da tarde, prevê-se aguaceiros dispersos e ventos relativamente fortes.

Acumulado de neve nas serras do Gerês e da Estrela até quarta-feira.

A partir de quarta-feira

Para quarta-feira, não se prevê grandes alterações no estado de tempo em toda a extensão continental do território português. Poderá haver menor quantidade de precipitação bem como uma redução na intensidade dos ventos que passarão a soprar moderado e com tendência para sudeste.

Na quinta-feira prevê-se uma ligeira melhoria do estado de tempo, com subida das máximas e das mínimas em Portugal Continental e uma praticamente nula probabilidade de precpitação. Aliás, deverá estar céu nublado ou muito nublado nos territórios do litoral como Porto e Viana do Castelo, e céu limpo em territórios do interior como Portalegre. Prevê-se máxima de 19 ºC no distrito de Faro. Para sexta-feira está previsto novo aumento das temperaturas, ainda que ligeiro, com previsão de céu limpo ou pouco nublado nas Regiões Centro e Sul e céu muito nublado e com alguma probabilidade de chuvisco no Litoral Norte em territórios situados na faixa continental que se estende entre Viana do Castelo e Aveiro.

Nos Açores, na capital Ponta Delgada, prevê-se vento fraco a moderado a soprar do quadrante norte entre hoje e quarta-feira, rodando para sul a partir de quinta-feira. Não deverá chover até sexta-feira, esperando-se nesse dia alguns chuviscos. As temperaturas máximas oscilarão entre os 19 ºC e os 21 ºC. Já na Madeira, mais concretamente no Funchal, deverá chover ligeiramente amanhã de manhã e na madrugada de quinta-feira. O vento moderado será tendencialmente do quadrante norte ao longo da semana, com máximas a oscilar entre os 20 ºC e os 22 ºC.