Os mapas avisam: a massa de ar frio siberiana passará sobre Portugal no dia 26; neve e -6 ºC são esperados

Uma massa de ar siberiana está a dirigir-se em direção a Portugal, podendo chegar cá no dia de Natal. No entanto, será na madrugada seguinte que os termómetros vão gelar. Saiba onde!

Esta semana arrancou um pouco mais estável face aos últimos dias, ainda que seja esperado o regresso da chuva dentro de algumas horas. Esta deverá incidir sobre a faixa litoral entre Viana do Castelo e Lisboa, devendo estender-se para o interior nas horas seguintes, fazendo com que a ocorrência de neve possa também acontecer, especialmente nas cotas mais elevadas do Norte e Centro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta instabilidade poderá manter-se durante o dia de amanhã, terça-feira, onde se esperam períodos de chuva moderada a forte em vários pontos do Norte e Centro do país, devendo a mesma afetar também o Sul. Ainda assim, a partir das últimas horas da tarde o tempo poderá mostrar sinais de melhoria. Contudo, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alguns aguaceiros dispersos na madrugada de quarta-feira, dia 24.

Natal seco e soalheiro antecede frio intenso

Assim, espera-se uma véspera e um dia de Natal sem previsão de chuva e com vários períodos de sol por todo o país. Para além disso, as temperaturas máximas poderão variar entre os 6 ºC na Guarda e os 15 ºC em Aveiro e Lisboa na véspera, e entre os 5 ºC em Bragança e Guarda e os 15 ºC em Lisboa no dia de Natal.

temperatura do ar à superfície
A madrugada de sexta-feira, dia 26, poderá ser a mais fria da semana, devido à chegada desta massa de ar siberiana.

No entanto, estes valores de temperatura deverão diminuir de forma acentuada a partir de quinta-feira, dia 25, com a chegada de uma massa de ar frio, proveniente da Sibéria, que deverá fazer-se sentir com maior intensidade no dia 26. A influência desta massa de ar deverá ser de curta duração e afetar mais o interior do território, pois à medida que se aproxima da nossa geografia torna-se mais temperada.

Madrugada do dia 26 com valores até -6 ºC

Desta forma, esperam-se valores negativos em boa parte do interior Norte e Centro nesse dia. Os locais mais frios poderão ser a Serra da Estrela e a Serra da Freita com os termómetros a baixarem até aos -6 ºC. No Nordeste Transmontano, na Serra do Caramulo e nas regiões montanhosas que compõem a Barreira de Condensação os valores podem descer até aos -4 ºC.

Estes valores com a possibilidade de chuva existente, poderão originar queda de neve nestes mesmos locais. Segundo a mais recente atualização dos nossos mapas, a acumulação de neve prevista para dia 26 poderá exceder os 6 cm na Barreira de Condensação.